Em entrevista ao vivo pelo Facebook, o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Correa explicou sobre alguns fenômenos típicos do inverno e também deixou claro quais são as reais possibilidades de neve para Santa Catarina. Confira o vídeo, ou veja os tópicos mais importantes abaixo.

Continua depois da publicidade

Ao Vivo DC: meteorologista da Epagri/Ciram fala sobre a massa de ar polar em SC

Vai nevar em Santa Catarina? E quando isso poderia acontecer?

Tem um indicativo de neve, mas é muito pequeno. É bom salientar que as possibilidades são pequenas e restritas as regiões mais frias. Essa possibilidade é mais clara entre sexta e sábado.

Continua depois da publicidade

Por que a neve é difícil de prever?

Não basta ser frio para ter neve. É preciso ter umidade também. E não apenas na superfície do solo, mas também ter frio e umidade por volta de 3 mil metros de altitude na nuvem. Esses fatores juntos podem levar a formação de neve. Mas por que nesse fim de semana não temos plena certeza de que nevará? Por que esse umidade não está tão forte. Verdade, que previsão mais certa de neve na nossa região se pode dar apenas com 24h, no máximo 48h antes.

Porque vimos fotos do passado com tanta neve e agora parece menos frequente?

É verdade. Os casos de neve não acontecem mais como aconteciam. Muitos associam às mudanças climáticas. Mas vale lembrar que há três anos, tivemos uma grande quantidade de neve em muitas cidades do estado.

Por que o frio mais intenso ocorre quando o tempo está seco?

Acontece que o frio mais intenso ocorre quando massa de ar frio se instala e o tempo fica mais estável. Nesse momento o vento também diminui. A superfície do solo se aquece durante o dia e, como não tem nebulosidade, esse ar quente sobe para a atmosfera, enquanto o ar frio toma seu lugar. Por isso é mais frio e a chance de geada é maior.

Continua depois da publicidade

O que é sensação térmica?

Está diretamente relacionada com a velocidade do evento e a temperatura que se está. Quando mais intenso o vento, menor será a sensação térmica de frio.

Até quando dura esse frio?

A previsão indica frio intenso até domingo. Depois as temperaturas sobem um pouco e essa perspectiva e temperaturas negativas se perde.

Fenômenos

Sincelo

Quando a umidade é densa, como um nevoeiro ou neblina, e está muito frio ela pode se grudar na superfície de plantas, cercas, fios, solo e se congelar. Formando cristais brancos. Veja no vídeo de 28 de abril.

Continua depois da publicidade

Amanhecer gelado e com fenômeno conhecido como sincelo em Urupema

Geada

É quando a superfície do solo está em temperatura muito baixa, abaixo de zero. E o que congela é o orvalho, a umidade que está no solo.

Geada Negra

Ocorre quando o vento está muito frio ele congela o sulco das plantas. Ao congelas ele se expande e rompe a planta. Muitas vezes a planta fica preta, por isso o nome da geada de negra. Mas não nota-se a formação de gelo na superfície.

Chuva congelante

A água cai em forma de chuva, ainda líquida, porém conforme se próxima do solo encontra temperatura negativas e ao tocar a superfície termina por congelar. Formando cristais de gelo.

Continua depois da publicidade

Moradores de Urubici dão dicas de como enfrentar o frio intenso da cidade