Mais um amanhecer gelado na Serra Catarinense nesta quinta-feira com novo recorde de temperaturas negativas para 2016 no Estado. Às 5h da manhã fazia – 3.5 °C no Morro da Igreja em Urubici, onde pela segunda noite seguida foi registrada a mínima da madrugada catarinense. Já no Morro das Antenas, em Urupema, a vegetação amanheceu toda branca coberta de sincelo, outro fenômeno característico da região.

Continua depois da publicidade

Morador de São Joaquim registra primeiros flocos de neve de 2016

Confira as mínimas nas cidades serranas de SC

Amanhecer gelado e com fenômeno conhecido como sincelo em Urupema

Continua depois da publicidade

Ainda era escuro quando Ronaldo e Anita Klebber, de Pomerode, chegaram pela estrada que conduz ao topo do Morro das Antenas, a 1.750 metros de altitude. O casal deixou sua residência às 11h da noite de terça-feira em busca de frio.

(Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS)

Amanhecer é de temperatura negativa na Serra e sensação térmica chega a -16ºC

— Todo ano a gente vai atrás do frio. Nessa noite já fomos para Urubici e agora vamos ficar aqui (Urupema) até amanhecer. Deve ficar bonito se o sincelo permanecer — conta Ronaldo, vestido com touca, casacos e cachecóis ainda dentro do carro.

Continua depois da publicidade

(Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS)

O sincelo ocorre quando em noites frias e de nevoeiro intensos a umidade do ar se congela ao tocar a superfície do solo. Formam-se cristais brancos de gelo, que lembram neve ou geada, mas são mais finos e não caem como chuva. Apesar do frio em toda a região de Urupema, o fenômeno se restringiu ao topo do Morro das Antenas, onde havia nevoeiro rente ao solo.

Conforme o dia ficava mais claro e amanhecia, mais carros chegavam ao topo do Morro das Antenas. Jornalistas, fotógrafos, turistas, entusiastas todos em busca de uma sensação rara. De Bombinhas, no Litoral, Alex Pinheiro viajou com a família durante toda a noite. Nelson e Priscila Lima saíram de Lages e, às 6h30min, foram os primeiros a criar coragem e sair do carro para fotografar.

(Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS)

— Nunca tínhamos visto. Muito bonit,o tudo branco, e frio, muito frio — fala rápido enquanto esconde as mãos nos bolso Nelson Lima, que é de São Paulo, e mora há 6 meses em Lages.

Continua depois da publicidade

O casal paulista, acostumado com calor e médias acima de 30 °C, já se encantou pelo frio catarinense e resumiu bem como encara o inverno e as temperaturas mais frias:

— Zero grau é muito melhor que 40° C — garante Nelson Lima.

São Joaquim teve a tarde mais fria de abril nos últimos 24 anos

(Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS)

No geral, o Estado amanheceu com os termômetros marcando em torno dos 10°C. Já no Oeste, a mínima ficou na casa dos 0°C e na Serra as temperaturas foram negativas. Já na região litorânea de Santa Catarina, como Florianópolis, o amanhecer registrou 8°C. O meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, listou alguns destaques. Confira:

Morro da Igreja (Entre Bom Jardim da Serra e Urubici): -3,5ºC

Morro das Antenas (Urupema): -3,2ºC

Urubici: -2,3ºC

São Joaquim: -1,9ºC

Água Doce: -0,7ºC

Pinhal da Serra e Tangará: -0,1ºC

Lebon Régis: 0,5ºC

Painel: -0,4ºC

Campo Belo do Sul: 0,7ºC

Campos Novos: 0,9ºC

Monte Carlo: 1,1ºC

Curitibanos: 1,3ºC

Lages: 0ºC

Vargem do Sul: 1,4ºC

São Bento do Sul, Santa Cecília, Otacílio Costa e Papanduva : 1,4ºC

Campo Alegre: 1,5ºC

Rio Negrinho: 1,6ºC

Ponte Serrada: 0,4ºC

Três Barras: 1,7ºC

Caçador e Mafra: 1,9ºC

Anitápolis: 2,0ºC

Monte Castelo: 2,2ºC

Arroio Trinta e Rio das Antas: 2,2ºC

Brunópolis: 2,3ºC

Ibaim: 2,5ºC

Rio Rufino: 1,6ºC