O novo trabalho do ERRO Grupo não é apenas uma peça teatral, mas um espetáculo de música em que atores falam em sete línguas diferentes: latim, francês, italiano, espanhol, português, romeno e inglês. Na apresentação a companhia de Florianópolis passa a chamar-se banda Geografia Inutil... (sem acento “u”) e lança um LP com oito canções à venda por R$ 20. A estreia, que estava prevista para esta segunda, foi adiada em razão da chuva para terça-feira (27), às 12h, no Largo da Alfândega.

Continua depois da publicidade

>> ERRO Grupo prepara novo espetáculo em parceria com dramaturgo romeno

Criado pelo ERRO em parceria com o dramaturgo romeno Peca Stefan – que esteve em Florianópolis em fevereiro e março deste ano -, o concerto Geografia Inutil… busca refletir sobre a imagem de estereótipos culturais e o que existe por trás da chamada “identidade cultural” de cada país, abordando questões como globalização, geografia e política para reler alguns estereótipos que permeiam o imaginário comum de alguns países pesquisados durante o processo de criação do show.

Geografia Inutil… é também a primeira experiência do ERRO Grupo como banda. Todos os atores tocam instrumentos e cantam músicas compostas pelo próprio grupo e pelo dramaturgo Peca Stefan. Na ocasião, será lançado um álbum homônimo em vinil com tiragem de 500 cópias. O LP traz oito faixas cantadas em diferentes línguas.

Continua depois da publicidade

O espetáculo é o resultado do projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, vencedor do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013.

Línguas latinas

O projeto inicialmente explorou a cultura brasileira e a romena, mas ao longo de sua pesquisa procurou assimilar culturas circunscritas por outras línguas de origem latina, jogando com as semelhanças e as falsas semelhanças culturais e linguísticas, extrapolando e construindo novos significados para palavras em um mergulho fronteiriço no universo da construção cultural globalizada que valoriza cada cultura de acordo com seu potencial de consumo internacional.

Como referência para Geografia Inutil…, o ERRO e Peca Stefan se debruçaram em duas obras de Johan Huizinga: Homo Ludens (que já permeou outras obras do grupo) e O declínio da Idade Média, assim como entrevistas no momento inicial da pesquisa entre os profissionais brasileiros envolvidos no trabalho e o dramaturgo romeno sobre as visões e desejos que cada participante tinha de cada país desconhecido, além de textos de David Harvey, Guy Debord, Milton Santos, Edward Soja, Henri Lefebvre, Yves Lacoste e Michel Foucault.

Continua depois da publicidade

:: Agende-se

O quê: Geografia Inutil…, do Erro Grupo, com show e lançamento do vinil homônimo da banda

Quando: Terça-feira, 12h

Onde: Largo da Alfândega (Rua Conselheiro Mafra, s/n, Centro, Florianópolis)

Quanto: Gratuito