Estereótipo é uma visão generalizada e preconcebida de algo. O Brasil, por exemplo, povoa o imaginário gringo em representações de mulatas, futebol, samba. O que você sabe da Romênia? Que é o país da Transilvânia (a terra do Drácula), de ciganos, fica no leste europeu e é onde se fala uma língua latina prima do português. São estereótipos que o ERRO Grupo aborda em seu próximo espetáculo. A companhia está em processo de montagem de Geografia Inútil… (nome provisório), escrita pelo premiado dramaturgo romeno Peca Stefan com direção de Pedro Benatton. A estreia prevista para maio em Florianópolis será interpretada na rua, como de praxe, e em sete idiomas diferentes.

Continua depois da publicidade

:: Conheça o trabalho do ERRO: espetáculo Hasard estreou em 2012:

A peça faz parte do projeto de intercâmbio artístico Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, contemplado com o edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013. Desde meados de fevereiro o autor está na Capital onde participa do processo de criação do espetáculo junto com o grupo catarinense. Nesta segunda ele fará uma palestra sobre processos dramatúrgicos no Centro de Artes da Udesc e, na terça e quarta, ministra oficina – com vagas esgotadas – sobre o mesmo tema.

– Nós estamos brincando com a imagem do Brasil. Queremos brincar com as máscaras, quem tem esses estereótipos? De mulata? Bom futebolista? – comenta Pedro Benatton.

Ele e Peca se conheceram no ano passado, durante um programa de residência artística realizado na Universidade Brown, nos Estados Unidos. Aos 31 anos, o romento é reconhecido no circuito europeu e norte-americano de teatro, com obras premiadas em importantes instituições e festivais. Ele vive em Bucareste, capital da Romênia.

Continua depois da publicidade

– Eu trabalho em muitos países diferentes, e percebo como o teatro virou um evento elitista. Gosto da ideia de criar para espaços não convencionais – diz Peca.

Há algum tempo o interesse do dramaturgo se voltou para a experiência da audiência – um interesse que está em sintonia com a linha de pesquisa do ERRO.

– Gosto de todo mundo [a audiência] estar junto e imaginar junto, e não construir uma ilusão.

Esta é a primeira peça que Peca escreve para teatro de rua e a montagem marca o retorno do diretor Pedro Benatton como ator.

Depois da estreia em Florianópolis, a peça será apresentada em Bucareste e outras cidades romenas e o plano é fazer performances também em Barcelona e Paris.

Continua depois da publicidade

Os atores interpretam a peça em sete idiomas diferentes: português, francês, espanhol, italiano, romeno, latim e inglês.

– Não queremos traduzir. Trabalhar com sete idiomas com certeza vai gerar lacunas na narrativa. É a ideia do misundertanding (má compreensão / interpetação) – complementa o diretor catarinense.

:: Agende-se

O quê: palestra sobre processos dramatúrgicos com Peca Stefan

Quando: segunda, às 19h

Onde: sala de Teatro Educação do Ceart / Udesc (Av. Madre Benvenuta, 1.907, Itacorubi, Florianópolis)

Quanto: gratuito