Ao visitar o Norte de Santa Catarina achávamos que já sabíamos exatamente o que íamos encontrar: fábricas e distritos industriais. Sim, encontramos isso também, mas tivemos muitas surpresas boas. As curiosidades e os lugares que descobrimos por lá estarão na edição do Viver SCsobre o Norte, que será publicada no dia 14 de abril.

Continua depois da publicidade

Começamos a região pela cidade de Jaraguá do Sul e não poderia ter sido melhor. Mesmo já tendo visto fotos, nos surpreendemos com o Parque Malwee. Com inúmeros lagos e repleto de verde, é um convite ao descanso. E na vizinha Corupá, a rota das cachoeiras garante uma programação diferente. No caminho até lá a estrada é rodeada por bananais, paisagem que se repete em boa parte da região.

Vote na ação social que merece ganhar destaque no Troféu Viver SC

Joinville, fez jus à fama e nos recebeu com uma garoa, que deu uma trégua só no nosso último dia na cidade. Lá fomos bem recebidos e sentimos não ter mais tempo para aproveitar todas as opções que a cidade proporciona, como a Cidadela Cultural Antárctica, uma fábrica desativada utilizada há cerca de 12 anos por classes artísticas para apresentação de espetáculos.

Homem faz casa giratória para garantir chimarrão à sombra em Ituporanga

Continua depois da publicidade

Saindo do Centro, conhecemos uma parte da Joinville tranquila e bucólica. Na Estrada do Quiriri, vimos pequenos agricultores que pareciam viver em outro ritmo. A diversidade da região é reforçada em poucos quilômetros. Saímos da cena industrial e caímos num recanto de produtos coloniais.

Dona de casa transforma costura em ação social no Norte de SC

No Norte fizemos praticamente um roteiro gastronômico e que valeu muito a pena. Ele começou em Joinville, com as tradicionais empadas Jerke, produzidas desde 1922. Depois, partimos para o chineque – espécie de pão doce alemão – com farofa, que equivale a praticamente uma refeição.

Em Campo Alegre, foi a vez do doce húngaro, que na verdade é alemão e que consiste numa massa amanteigada com castanha, açúcar e diversos recheios. E não paramos por aí. Resolvemos provar ainda o bolo tradicional de fubá de São Bento do Sul e, para fechar o dia, a galantina fatiada de Rio Negrinho. Uma espécie de presunto que leva pedaços de pernil suíno e que, acompanhada de um pão, caiu super bem como janta.

Despedida inspiradora

Para fechar nossa passagem pelo Norte de SC, que esconde belezas naturais ainda pouco conhecidas, tivemos um por do sol impressionante em Rio Negrinho, um dos mais bonitos do Viver. O contraste entre as montanhas e o alaranjado do sol foi como um convite para um retorno em breve à região.

Continua depois da publicidade

O Viver SC é um projeto do Diário Catarinense que visa mostrar as belezas e a diversidade de Santa Catarina. A próxima edição do Viver SC, sobre a região Norte, será publicada no dia 14 de abril.