A perícia que começaria a ser feita nesta quinta-feira em São Francisco do Sul foi adiada por causa da persistência de fumaça na região. Além da coleta de material do depósito, onde ocorreu a explosão, a equipe de especialistas em engenharia ambiental, química e física do do Instituto Geral de Perícias (IGP) pretende retirar materiais dos locais próximos ao acidente para inspeção. Um dos objetivos é avaliar a segurança da área para que os moradores retornem às suas casas.

Continua depois da publicidade

A equipe do IGP chegou ao local do acidente às 13h desta quinta-feira. Após verificarem que a fumaça impediria o início dos trabalhos no depósito, o perito-criminal responsável, André de Farias, e representantes do Corpo de Bombeiros resolveram realizar uma reunião para traçar uma ação em conjunto. A perícia durará em média 30 dias, mas ainda não tem previsão de início.

Um dos assuntos a serem tratados no encontro é a coleta de materiais nas residências e locais próximos ao acidente para ajudar na investigação, conforme informações da assessoria de imprensa do IGP.

Uma das maiores preocupações do IGP nesta quinta-feira é o fato de os moradores continuarem impedidos de voltar para casa.

– Estamos trabalhando todos juntos, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros e IGP para que as famílias possam voltar o quanto antes para suas residências. Também estamos na expectativa -, disse Farias.

Continua depois da publicidade

A investigação das causas do incêndio só deve começar depois que a fumaça for contida. O laudo técnico vai apontar se houve impacto ambiental.

Pelo menos dois danos ambientais devem ser investigados nos próximos dias em São Francisco do Sul após o acidente num depósito de fertilizante: a poluição do ar e a contaminação do solo.

Uma carga de fertilizantes explodiu próximo ao acesso ao Porto de São Francisco do Sul por volta das 23h desta terça-feira. A situação é considerada grave já que o produto contém nitrato de amônio, diofosfato de amônia e cloreto de potássio, considerados tóxicos. Há registro de pessoas intoxicadas no hospital da cidade e os casos mais graves foram levados para hospitais de Joinville.

Imagens do Incêndio:

Vídeo do incêndio:

Internautas registram imagens do incêndio:

Serviço