Nesta quinta-feira, pelo segundo dia, a dona de casa Luana Melo do Nascimento teve que escovar os dentes com uma garrafinha de água, no estacionamento de um posto de combustíveis em São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
Ela e outras onze pessoas da família, quatro delas crianças com menos de cinco anos, dividiram o estacionamento do posto com pelo menos outras 15 famílias que foram evacuadas ainda de madrugada, numa segunda operação de retirada das pessoas das áreas de risco após o acidente num depósito de fertilizantes.
É que a fumaça que estava indo para o litoral do Paraná baixou rapidamente e atingiu as casas que ficam perto da SC-301, região conhecida como Reta, e as praias do Capri, Paulas, Itaguaçu e Ubatuba.
O improvisado campo de acampamento em volta dos carros também provocou um corre-corre por alimentos, água e banheiros nos estabelecimentos comerciais da entrada de São Francisco do Sul.
Por duas noites seguidas, o operador Alaor de Melo sentiu náuseas e vômito. Ainda com os olhos irritados, ele foi o integrante da família Melo que mais sentiu a inalação da fumaça.
Continua depois da publicidade
– Agora estou um pouco melhor. Vomitei direto e senti muita queimação na garganta – disse.
A família tenta levar comida aos três cães maiores que ficaram na casa. Dois animais menores estão com eles no carro, onde também foram colocadas malas de roupas e água.
– Consegui entrar uma vez para dar comida para os bichos e pegar remédio pras crianças. Se a fumaça for para o outro lado, vou pedir para entrar de novo – disse Luana.
No começo da madrugada desta quinta, famílias que moram no Iperoba e em volta da SC-301, na região conhecida como Reta, também tiveram que deixar as casas. Pelo menos 270 pessoas estão no abrigo improvisado desde a quarta-feira em uma escola do Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta, a Prefeitura abriu um segundo abrigo na Escola Estadual Nicola Baptista, na Enseada. Até este momento, sete pessoas já estão usando o local.
Imagens do segundo dia após acidente:
Vídeo do incêndio químico:
Internautas registram imagens do acidente:
Serviço