Embora Santa Catarina permaneça entre os Estados com as melhores avaliações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ensino médio catarinense perdeu o primeiro lugar do ranking, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A nota desta etapa caiu de 4,3 para 4,0, fazendo SC ser ultrapassada por São Paulo e empatar em segundo lugar com Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
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A pontuação dos últimos anos do ensino fundamental – outro quesito em que SC havia conquistado o primeiro lugar na avaliação de 2011 – também caiu, de 4,9 para 4,5.
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Por outro lado, a nota dos primeiros anos do ensino fundamental aumentou de 5,8 para 6,0, batendo a meta de 5,5 estabelecida pelo MEC. A Secretaria de Educação acredita que a antecipação da alfabetização – que agora acontece aos seis anos – foi um dos maiores responsáveis pela melhora nesta avaliação.
As notas divulgadas são referentes a dados coletados em 2013. O Ideb é o maior sistema federal de avaliação da educação e é calculado a partir das notas da Prova Brasil – aplicada a alunos dos ensinos fundamental e médio – e das taxas de aprovação. O índice vai de 0 a 10 e é publicado pelo MEC a cada dois anos.
São atribuídas três notas diferentes a cada uma das etapas da educação básica: primeiros anos do ensino fundamental , últimos anos do ensino fundamental e ensino médio.
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Segundo o MEC, as notas do ensino médio caíram em 16 Estados, incluindo Santa Catarina. No cenário nacional, o ranking do ensino médio também caiu de 3,4 para 3,2.
Governo culpa fim da aprovação automática
Ao contrário do que aconteceu em 2011, quando Santa Catarina ficou em primeiro lugar em duas das etapas avaliadas, o Estado só alcançou uma das três metas estabelecidas para 2013. Secretário de Educação, Eduardo Deschamps credita a queda na avaliação à extinção da progressão continuada (também conhecida como “aprovação automática”) no ensino fundamental estadual em julho do ano passado.
– Como o Ideb é calculado em cima dos índices de aprovação, é compreensível que a nota do ensino médio tenha caído. Muitos dos alunos foram aprovados e saíram do ensino fundamental com bastante dificuldade de aprendizado. Além disso, programas de reforço escolar, que ajudam no ensino, não costumam ser atraentes a alunos que vão ser automaticamente aprovados – justifica Deschamps.
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Entre 2007 e julho de 2013, nenhum aluno do ensino fundamental estadual era reprovado. Com a mudança, o estudante que não tiver frequência mínima de 75% e terminar o período letivo com médias finais abaixo de 7 deverá repetir o ano.
– Foi uma medida que teve amplo apoio da população. Não eram poucos os pais que reclamaram da aprovação automática.
:: SC NO IDEB 2013
ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
? 2011: 5,8
? 2013: 6,0 (meta era 5,5)
ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
? 2011: 4,9
? 2013: 4,5 (meta era 5,1)
ENSINO MÉDIO
? 2011: 4,3
? 2013: 4,0 (meta era 4,4)
O QUE É O IBED?
? O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.
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? Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abano) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
? As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
? O Saeb avalia, por amostragem, alunos da 4ª série (5º ano) e 8ª série (9 º ano) do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares.
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? Já a Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado à 4ª série (5º ano) e à 8 ª série (9 º ano) de escolas públicas.
O QUE É FEITO COM
OS DADOS DO IBED?
? Ordenados em uma escala que vai de zero a 10, os resultados do Ideb ficam no site do Ministério da Educação, disponíveis para qualquer pessoa.
? A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.
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? Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.
? Os dados demonstram o resultado da turma e ajudam professores a analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.