Gustavo Kuerten não sai da cabeça dos brasileiros. Em pesquisa feita pelo site Globoesporte.com o catarinense foi apontado como o preferido do público para acender a pira olímpica na abertura do Rio 2016. Guga recebeu 38,69% dos 79.007 votos, deixando para trás Robert Scheidt (15,5%) e Vanderlei Cordeiro (12,1%).
Continua depois da publicidade
As estrelas da quarta edição do Brasil Tennis Cup
Veja outras notícias do Guga
Mais sobre o tênis
Continua depois da publicidade
Considerado o rei do futebol, Pelé apareceu em quarto com 11,1%. Neymar, craque do Barcelona e Seleção, ficou em último com apenas 1,66% dos votos.
Ainda estiveram na eleição Oscar (7,66%), Bernadinho e Zé Roberto (6,49%), Maria Esther Bueno (3,05%), Cesar Cielo (1,96%) e Hortência e Paula (1,67%).
A votação foi a título de curiosidade, mas fica a expectativa de Gustavo Kuerten realmente acender a pira, afinal ele não fará parte do revezamento da tocha olímpica porque não foi possível encaixar a agenda do tricampeão de Roland Garros com a data em que a tocha estará em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A empatia do público com Guga começou em 1997 quando ele venceu pela primeira vez o Grand Slam da França e continua até hohe. Em 2014, o Nielsen Company fez uma pesquisa para saber quais eram os atletas brasileiros mais conhecidos no país. O manezinho ficou em segundo lugar, logo atrás de Ayrton Senna, três vezes campeão mundial de Fórmula-1.
A escolha de quem acende a pira
A primeira pira olímpica foi acesa em Amsterdã em 1928 e, desde então, o nome do atleta ou cidadão que acenderá a pira é mantido em segredo e só é anunciado segundos antes de ele entrar no estádio.
Joaquim Cruz – campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles 1984, medalha de prata na mesma prova em Seul 1988 e por duas vezes campeão pan-americano, em Indianápolis, 1987 e Mar del Plata, 1995 – foi o responsável por acender a pira do Pan do Rio em 2007. Na época, se esperava que Pelé fosse o escolhido para essa honra.
Continua depois da publicidade
O maior jogador da história do futebol mundial nunca participou de um Jogos Olímpicos. Antigamente, a Fifa, que organiza a modalidade, permitia que apenas que atletas amadores jogassem nas olimpíadas. Como Pelé começou a jogar na equipe principal do Santos aos 15 anos ele não teve a oportunidade de defender o Brasil em um dos Jogos.
Em 2011, Pelé foi escolhido para acender a pira dos Jogos Mundiais Militares, também realizados no Rio de Janeiro. Ele qserviu o exército e jogou pela seleção da entidade em 1959, quando serviu o no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, Praia Grande (SP).