Foi adiada a reunião onde seria apresentado o estudo feito pela Autopista Litorial Sul do EIA-Rima (estudo de impacto ambiental) completo do contorno viário da Grande Florianópolis. O encontro, marcado anteriormente para a tarde desta sexta-feira, foi transferido para às 8h deste sábado no mesmo local, o auditório da Fiesc, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O motivo da transferência de data seria o atraso da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que é uma das presenças confirmadas no encontro. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Relações Institucionais, a ministra está em Montes Claros (MG) e por causa de problemas com o voo, não conseguiria chegar a tempo.

Além dos prefeitos da região, estarão no encontro o governo do Estado, presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Glauco José Côrte, Fórum Parlamentar Catarinense e representantes da concessionária.

Os passos seguintes ao EIA-Rima serão audiências públicas nos três municípios impactados pelo contorno viário (Biguaçu, Palhoça e São José) e a concessão da licença de instalação. Especialista em Direito Ambiental, o advogado André Andrino, afirmou que o documento permite o começo das obras.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre o caso Autopista em site especial

Conforme cronograma publicado na última quinta-feira no Diário Oficial da União, as obras do contorno devem iniciar em março de 2014 – dois meses depois da data prometida por Jorge Bastos, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) .