Empresários mostraram-se indignados com a demora do processo, que já é debatido desde 2012 e ainda não saiu do papel. Na avaliação do vice-presidente da Acib, Avelino Lombardi, é impossível que o blumenauense continue convivendo com o que chamou de “depósito de gente”, referindo-se ao Presídio Regional de Blumenau:
Continua depois da publicidade
_ Nosso estado é muito grande e exigimos respeito com os impostos que pagamos. A comunidade empresarial está disposta a apoiar os interesses da comunidade, mas essas desculpas se repetem. O Brasil vive uma crise de representatividade, isso é indiscutível.
Obras da penitenciária de Blumenau devem começar em 60 dias
Continua depois da publicidade
Em agosto de 2012 o Departamento de Administração Prisional (Deap) já havia declarado que pretendia erguer o Complexo Penitenciário do Médio Vale com capacidade para 1,4 mil presos. Em novembro do mesmo ano, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Deap constataram a situação do presídio de Blumenau durante o Mutirão Carcerário.
A discussão para escolha do local começou há 17 meses e em maio do ano passado Blumenau foi anunciada como sede do complexo. Durante entrevista ao Santa em junho de 2013, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, afirmou que havia urgência em construir a unidade em Blumenau e que dependia somente da autorização ambiental para dar início ao processo de licitação via Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
_ Diversos secretários vieram até aqui e até agora não sabemos detalhes sobre o começo da obra. Nós precisamos de uma resposta mais rápida _ cobrou Lombardi.
Continua depois da publicidade