Atualmente há 15 pontos de implantação da rede de esgoto em Blumenau, de acordo com o gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato da Silva. No final de 2014, quando foram anunciadas novas frentes de obra na cidade, a conclusão dos trechos centrais estava prevista para 13 de junho, porém, ainda há obras nestas regiões, que incluem ruas como a Marechal Floriano Peixoto e a Nereu Ramos, no Centro, e a Max Hering, no Victor Konder. Segundo Silva, a empresa não considera atraso, já que precisou adequar o cronograma devido à particularidade de cada ponto:

Continua depois da publicidade

– Não olhamos rua por rua, mas todo o conjunto, e em alguns casos encontramos situações que acabam demorando mais. Na Nereu Ramos tem o ribeirão do Bom Retiro que foi canalizado anos atrás e por isso precisamos trabalhar numa profundidade de sete metros, o que torna o trabalho mais delicado. Lá devemos terminar até o fim da semana e avançar em direção à Rua Coronel Vidal Ramos. No Victor Konder está praticamente concluído. O ponto da Max Hering é o último em obra.

::: Diminuem as reclamações contra as obras de esgoto em Blumenau

Outra área em conclusão é a Rua Amazonas que, de acordo com Silva, já tem rede instalada até a Coteminas. Ainda falta um pequeno trecho, mas a parte onde há tráfego mais pesado já foi concluída em abril, cinco meses antes da previsão inicial. No Garcia as obras se concentram em ruas menores. O único ponto onde a empresa admite atraso é na Fortaleza. Lá a instalação da rede depende dos trabalhos no ribeirão, que estão sendo feitos pela Secretaria de Obras.

Continua depois da publicidade

A conclusão de 100% das áreas em andamento está prevista para o fim do ano, quando a rede de esgoto deve chegar a 33% em toda a cidade.