A obra de implantação da rede de esgoto na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Blumenau, já cruzou a entrada da farmácia onde John Lenon Kuczkowski, 24 anos, trabalha e se concentra em frente ao Hospital Santa Isabel. O farmacêutico não reclama, mas conta que as três semanas em que a operação foi feita em frente ao estabelecimento foram difíceis.
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– Desde que começou foi complicado, o caminhão ficava aqui na frente, depois era o buraco. Tinha muito barulho, não tinha vagas pra estacionar e as pessoas reclamavam. Fora o cheiro, né? Mas é um transtorno necessário – reconhece, destacando que funcionários da Odebrecht Ambiental avisaram duas vezes antes dos trabalhos iniciarem.
::: Empresa diz que obras estão dentro do prazo
As queixas relacionadas à implantação da rede de esgoto diminuíram. Em 2014 foram registradas 208 reclamações, média de 17,3 por mês. Neste ano, de janeiro a maio, foram 36, em média 7,2 por mês, de acordo com o coordenador da comissão de fiscalização do Samae, Achilles Braun. Ele explica que o acompanhamento das obras pode ocorrer em três momentos: durante a execução, na conclusão e a partir das reclamações nas ouvidorias da Odebrecht, do Samae e da prefeitura.
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– Percebemos avanços. De forma geral as obras têm mais qualidade do que antes. Estamos sempre em busca de melhorias e claro que não estamos no 100%, mas está se alcançando um nível aceitável – afirma.
A empresária Leonir Beumer, 48 anos, sócia de um café na Rua Nereu Ramos, próximo da esquina com a Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, onde há obras, também sente dificuldades. O pior para ela é o pó:
– Temos que passar pano nas mesas a cada cinco minutos. Até deixamos mais fechado, mas fica quente e o cliente não entra. E quem vai querer comer com um cheiro desses?
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Ela também foi avisada com antecedência da obra e entende a necessidade, mas torce para que seja logo concluída.
Na Rua Max Hering a implantação da tubulação ocorre perto do cruzamento com a Rua Heinrich Hosang e tem dificultado o trabalho na prestadora de serviços domésticos de Rafael Storch, 25 anos. O trânsito é complicado e costuma ficar parado. O fluxo é controlado por funcionários da Odebrecht, não por guardas de trânsito. Ao barulho das máquinas somam-se buzinas e gritos dos trabalhadores:
– Ontem a gerente teve que pedir para falarem mais baixo, porque nem conseguíamos atender o telefone. É melhor ter a obra do que não ter, mas tomara que termine logo.
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Diferente dos comerciantes do Centro, Storch não recebeu aviso de quando a obra chegaria ao seu estabelecimento.
O gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato da Silva, explica que a empresa tem buscado melhorar o relacionamento com os clientes e criar formas de contato, principalmente antes da obra:
– A primeira equipe que vai é de projetos para explicar a obra e ver a melhor solução para fazer a ligação depois que a rede estiver instalada. E antes da obra começar a equipe vai para avisar a data e rotas alternativas.
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Telefones
Se você tem alguma reclamação, solicitação ou quer informar algo sobre as obras da implantação de rede de esgoto, utilize os números abaixo:
– Odebrecht Ambiental
0800-7710001
3232-4698
– Samae
115
– Ouvidoria da prefeitura de Blumenau
156