Ao contrário das fábricas tradicionais de camiseta, os funcionários da Brutal Wear trabalham embalados ao som do rock. A música é o combustível que move a empresa jaraguaense que detém os royalties de 50 bandas do gênero musical e aplica sua arte em estampas de camisetas. Neste catalogo, os fãs do rock nacional e internacional encontram camisetas licenciadas do Beatles, Foo Fighters, AC/DC, Angra, Matanza e muito mais.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

A empresa existe há 25 anos, quando o fã de rock, Paulo Ronchi, decidiu confeccionar suas próprias camisas. Aos poucos, os amigos foram encomendando e a brincadeira virou negócio familiar. Segundo o administrador da fábrica, Gustavo Ronchi, há 12 anos a Brutal Wear trabalha com a venda de camisetas licenciadas. O motivo é a credibilidade que a marca recebe ao vender um produto licenciado e a fidelidade dos fãs do rock com produtos originais das suas bandas preferidas.

Conheça a empresa de Jaraguá do Sul que está nos Estados Unidos

– Para conseguirmos os royalties, uma empresa de Blumenau nos auxilia contatando as bandas e negociando o repasse para elas. O retorno financeiro não é tão lucrativo, mas o público do rock é fiel e busca um produto específico da sua banda favorita. As camisetas que mais vendemos são dos fãs de AC/DC, o que mostra o retorno – explica Gustavo.

Outro diferencial é que bandas nacionais incentivam a compra da camiseta daquela marca específica. Como é o caso da Matanza. Os integrantes da banda usam as camisetas da Brutal e fazem a venda direita do produto. Segundo Gustavo, a empresa também incentiva bandas menores a começarem a trabalhar com suas camisetas.

Continua depois da publicidade

– No Rock Rio 2015, as camisas vendidas pelo Angra foram feitas pela gente e até o vocalista usou um produto nosso na apresentação. Na turnê do Creedence, serão nossas camisetas também – conta Gustavo.

Na produção, as camisetas são terceirizadas, mas a Brutal escolhe todos os detalhes do material, desde fio até tecido. Na fábrica, oito pessoas trabalham na confecção das estampas, empacotamento e envio do produto. Segundo Gustavo, as bandas internacionais têm uma exigência grande em relação ao tecido e a estampa, por isso o processo de criação fica mais demorado.

– As encomendas variam, mas produzimos entorno de cinco a oito mil camisetas por mês. Nosso diferencial que o produto é entregue em até dez dias e nossos concorrentes entregam no prazo de 30 dias – revela.

Continua depois da publicidade

Até o final do ano, a empresa estará um site para chegar aos clientes de cidades interioranas. Com representantes no sudeste do país, Brutal Wear tem clientes em todas as regiões e o foco é venda em lojas.

Confira são feitas as camisetas da Brutal Wear