O emprego na indústria recuou 0,4% na passagem de setembro para outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. Esta é a sétima taxa negativa consecutiva, acumulando uma diminuição de 3,9% nas vagas no período.
Continua depois da publicidade
Indústria fecha 6,6 mil vagas em dois meses no Rio Grande do Sul
Produção da indústria brasileira ficou estagnada em outubro
Na comparação com outubro de 2013, o emprego industrial registrou uma queda de 4,4%. Trata-se do 37º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde outubro de 2009 (-5,4%). O emprego na indústria ainda acumula queda de 3,0% no ano e retração de 2,8% em 12 meses.
Dezesseis das 18 atividades pesquisadas reduziram postos de trabalho, com destaque para meios de transporte (-8,1%), máquinas e equipamentos (-7,3%) e alimentos e bebidas (-2,4%).
Continua depois da publicidade
Onde mexer para retomar o crescimento econômico do Brasil
Leia as últimas notícias de economia
Já a folha de pagamento real (que é a soma dos salários pagos a todos os trabalhadores) cresceu 1,1% na passagem de setembro para outubro, no entanto, teve quedas de 2,3% na comparação com outubro do ano passado, de 0,3% no acumulado do ano e de 0,8% no acumulado de 12 meses.