A dificuldade para protocolar o pedido de carteiras de trabalho em Blumenau ainda não tem data definitiva para acabar, mas a esperança é de que durante o mês de fevereiro ao menos um novo ponto de atendimento à comunidade entre em ação, com a mudança da Gerência Regional do Trabalho (GRTE) e Emprego para um novo prédio na Rua 7 de Setembro, o que deve ocorrer até o fim do mês que vem. A solução foi alinhada em reunião entre a superintendência estadual do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a prefeitura de Blumenau, que temporariamente é o único órgão a fazer o atendimento na cidade, embora seja de responsabilidade do governo federal.
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::: Blumenauenses madrugam para garantir emissão da carteira de trabalho
De acordo com o chefe de serviço de administração da superintendência estadual do MTE, Jacintho Stefanello, a confusão das últimas semanas, quando blumenauenses precisaram passar a noite na fila aguardando por uma senha na Intendência do Garcia, não deve continuar por muito tempo, pois a demanda costuma diminuir com o início do ano letivo.
– As primeiras semanas do ano têm a demanda maior dos menores de idade que querem entrar no mercado de trabalho, e isso coincidiu com um período de servidores em férias e licença médica – explicou.
Até novembro do ano passado o atendimento para emissão das carteiras de trabalho em Blumenau era feito em três locais: nas intendências do Garcia e da Vila Itoupava e na Praça do Cidadão, na prefeitura. Nos três a responsabilidade de encaminhar os pedidos é do município, que assumiu a responsabilidade em convênio firmado com o MTE, que havia parado de atender após a interdição do prédio da Gerência Regional em setembro.
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Em dezembro o sistema de emissão foi atualizado e precisou de conexão com a rede do ministério, o que impossibilitou que a Intendência da Vila Itoupava continuasse o serviço. Na Praça do Cidadão a falta de um kit de imagem (webcam, coletor de digital e mesa digitalizadora) também impediu o trabalho com o novo sistema, o que concentrou todo o atendimento da cidade no Garcia.
– Em questão de convênio está tudo sendo cumprido. A prefeitura manteve o posto do Garcia funcionando com dois kits, não era obrigada a ter mais que isso – ressalta Stefanello.
Havia um kit de imagem no antigo prédio da GRTE, mas por questões legais ele não pode ser utilizado por servidores da prefeitura, somente do MTE. E, segundo Stefanello, apenas uma servidora do ministério estava atuando em Blumenau desde o fim do recesso de fim de ano, e ela concentrou os pedidos de seguro desemprego. Dos quatro servidores da gerência, dois estavam de férias e um entrou em licença médica. Com o retorno da equipe, existe a chance de retomada do atendimento para emissão das carteiras por parte do ministério em fevereiro, ainda na sede provisória na Praça do Cidadão.
Falta de verba impede compra de equipamentos
De acordo com o diretor da Praça do Cidadão, Jairo Santos, por falta de verba a prefeitura não pode no momento comprar novos kits de imagem para retomar o atendimento na Praça ou expandir o do Garcia. Cada kit custa cerca de R$ 2,5 mil.
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