A emergência do HU, Hospital Universitário de Florianópolis, está fechada na manhã desta quinta-feira, 4, por conta de superlotação. Apenas casos considerados gravíssimos estão sendo atendidos pelas equipes médicas e, por enquanto, não há previsão de volta do atendimento normal.
Continua depois da publicidade
Segundo a superintendência do HU, as portas foram fechadas para garantir a segurança dos pacientes já acolhidos pela unidade, pelo fato do hospital estar com alta demanda e poucos funcionários para realizar os atendimentos.
— É uma suspensão temporária do atendimento, até que a situação interna se normalize, mas não deixando nunca de receber emergências encaminhadas pelos bombeiros, SAMU e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A recomendação é que a população procure primeiro as Unidades Básicas de Saúde e as UPAs — disse a superintendente do HU, prof. Maria de Lourdes Rovaris.
Ainda de acordo com a direção do HU, há um concurso público aberto para a contratação de 489 profissionais de saúde para a unidade. O concurso já está na fase final, restando apenas a homologação e publicação oficial da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Continua depois da publicidade
— A partir da publicação, o HU terá condições de melhorar o atendimento na emergência e abrir os leitos que estão fechados — avaliou a superintendente.
Hospital Regional volta a atender emergências
Nesta quinta-feira, 4, no Hospital Regional de São José, o atendimento na emergência estava normalizado, com filas apenas para consultas médicas. A situação contrasta com a manhã de quarta-feira, quando os funcionários da unidade decidiram não receber mais atendimentos e focar em quem já estava internado. O motivo também foi superlotação e falta de funcionários.

Leia as últimas notícias sobre a Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade
TCU afirma que médicos continuam sem controle de ponto no Hospital Universitário da UFSC