A Embaixada Copa Lord vai voltar quase 20 anos no tempo para levar, mais uma vez, um Carnaval de responsa para a passarela Nego Quirido no dia 25 de fevereiro. A escola de samba do Morro da Caixa, da Ilha, vai fazer jus à sua história e de sua comunidade: vai falar sobre a África, a histórias dos negros, Zumbi e de orixás. Saravá, Copa Lord!
Continua depois da publicidade
— O tema afro identifica a nossa comunidade. Nunca perdemos um Carnaval quando falamos de nossas raízes. E fomos vencedores em 1996 com este enredo — contou o presidente interino da agremiação, Josué Costa, que é mais conhecido como Jô. Ele foi criado no Monte Serrat e desde criança desfila pela Copa.
Em ritmo acelerado no pavilhão, os integrantes correm contra o tempo para deixar as fantasias e alegorias prontas para semana que vem. A comunidade em peso está ajudando nos trabalhos. Coisa linda de ver essa união.A escola sairá com cerca de 20 alas — contando comissão de frente — e levará para avenida dois carros alegóricos. Segundo Jô, serão em torno de 1,5 mil componentes desfilando.
Entre eles, estará uma presença ilustre, que tem a cara do samba de Florianópolis: Lídio Augusto Costa, o famoso seu Lidinho. Quem costuma ir aos sábados no Canto do Noel, no samba do Mercado Público e nos ensaios da Copa, sabe de quem estamos falando. Com 76 anos, esse carismático passista vai abrir alas para a ala da Velha Guarda da Copa Lord e promete mostrar o que sabe de melhor: o samba!
Continua depois da publicidade
— O Lidinho é nosso representante oficial. Não só nosso, mas de todo o Carnaval de Florianópolis. Melhor pessoa que ele, não há — garante o presidente da escola de samba.
Conheça Thayza, a candidata à Musa da Hora pela Copa Lord
Vanderlan da Costa é o candidato ao Muso da Hora pela Copa Lord
E aí, vai perder? Bóra para Nego Quirido!

Tradicional e do povo
A Embaixada Copa Lord foi fundada em 25 de fevereiro de 1955 e suas cores são amarelo, vermelho (com mais destaque) e o branco. Entre seus fundadores, estavam Abelardo Blumemberg, Jorge Ferminiano Costa, Valdomiro José da Silva e Juventino João Machado, o próprio Nego Quirido, que mais tarde, deu nome à passarela da Capital. O grupo, anteriormente, se chamava Os Garotos do Ritmo.
Logo no ano de sua estreia, a Copa já arrematou o título de campeã, fato conquistado ainda outras 17 vezes! O último título foi conquistado no ano de 2010. O povo do Monte Serrat está com saudades de levar o prêmio e garante que a briga será boa neste ano.
Continua depois da publicidade
Quer desfilar pela Copa Lord?
Que tal entrar na avenida com esta escola de samba, que tem o maior respeito por sua comunidade? Para saber sobre as fantasias e preços, é só falar com a Tata, no (48) 99638-9098. A camisa oficial da Copa está sendo vendida nas lojas Planeta, da Rua Conselheiro Mafra.
Samba-enredo
Nome: Eu sou filho do Batuque, neto do Abatá-Koto
Compositores: Paulinho Carioca / Vicente Marinheiro / Celinho da Copa Lord / Edu Aguiar / Márcio Martins
Viajando para o Reino dos Palmares
Com a Embaixada dos meus sonhos
Sob a saga de Zumbi
No Quilombo eu vivi a libertação
África, magia, Zumbi, esperança, um dia
Liberdade, uma luz que reluzia
E, lá no Reino de Zambi, eu me senti como um Rei
Ao som do batuque me transformei
E assim, me despi da fidalguia
A minha raiz eu encontrei
E, lá no Reino de Zambi, eu me senti como um Rei
Ao som do batuque me transformei
E assim, me despi da fidalguia
A minha raiz eu encontrei
Hoje, nossa Escola na Avenida
Nesse misticismo vem mostrar
Lendas e costumes de uma raça
A Nego Quirido de novo balançar
Agogô, xequerê, atabaque, ganzá
Axé pro meu povo cantar
E nesse palco iluminado
Minha Copa Lord vai brilhar
Mamãe Oxum, Iemanjá sereia
Salve todos os Orixás, Oxalá clareia.
Ordem das reportagens seguirá a ordem do Desfile na Nego Quirido em 25 de fevereiro:
Sexta (17): Unidos da Coloninha
Sábado (18): Dascuia
Confira mais fotos do ensaio da Copa Lord na Praça XV de Novembro:
Conheça os candidatos a Musa e Muso da Hora no Carnaval 2017
Leia mais notícias sobre o Carnaval em Florianópolis
Continua depois da publicidade