O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo, realizou o Tour de Experiência dos Estádios na Arena da Amazônia nessa sexta-feira. A imprensa pode conferir como está e como funcionará o estádio nos dias de jogos da maior competição de futebol do planeta. No próximo dia 6, será a vez do estádio Beira-Rio ser visitado pelos repórteres.

Continua depois da publicidade

O tour começou no Rio de Janeiro no dia 26, e continuará ainda por Cuiabá (dia 2 de junho), Natal (dia 3), São Paulo (dia 4), Curitiba, (dia 5), antes de chegar à capital gaúcha.

Mais Copa do Mundo:

Forças de segurança realizam treinamento no Beira-Rio

Seleção Brasileira: coletivos definirão time que vai a Goiânia

Continua depois da publicidade

Os melhores e os piores de todas as Copas

Com exceção do Maracanã, os demais estádios que participaram da Copa das Confederações, não receberão o Tour, pois já o tiveram naquela ocasião.

Durante o Tour na Arena, o passo a passo do torcedor foi mostrado, desde a entrada principal pelos portões na Constantino Nery, até a localização das cadeiras numeradas.

Para o COL, os primeiros avisos a que o torcedor deve ficar atento estão no próprio ingresso, onde constam o portão de entrada, o andar e a área onde fica seu assento, e finalmente a numeração do lugar. }

4,5 mil voluntários estarão espalhados em todas as imediações do estádio, uniformizados, com grandes mãos indicativas, falando em português e inglês aptos a dar todas as informações ao torcedor.

Continua depois da publicidade

Uniformizados e com “mãozona”, voluntários auxiliarão os torcedores. (Evaldo Ferreira/Especial)

Após a entrada no estádio, os torcedores passarão pelas catracas, onde existirão filas preferenciais (deficientes físicos tem acesso por caminho protegido por barras de ferro) e revistas com detector de metais. Até instrumentos musicais estarão proibidos de ser levados para o interior do estádio.

O COL informou que os portões serão abertos três horas antes de cada jogo e o ideal é que o torcedor chegue cedo, para evitar as filas.

Também foi mostrada, na parte superior da Arena, a área comercial, onde ficarão os estandes dos patrocinadores da Copa e serão vendidas comidas e bebidas. O acesso à essa área será livre para os torcedores.

Continua depois da publicidade

Já nas arquibancadas, o torcedor terá todas as informações atendidas pelos voluntários do Serviço ao Espectador. Caso haja algum imprevisto, como alguém que esteja sentado em lugar errado e não queira sair de lá, serão acionados os Stewards, profissionais que estarão com um uniforme de cor chamativa. Serão 750 Stewards por partida.

Ainda de acordo com o COL, caso a situação seja ainda mais grave – como uma briga generalizada entre torcedores – serão acionados, através de auto-falantes, os órgãos de Segurança Pública, que estarão a postos em um camarote do estádio.

– Nos dias de jogos, duas horas antes e duas horas depois das partidas, todas as ruas do entorno da Arena da Amazônia permanecerão fechadas para os veículos comuns e só os ônibus poderão transitar em suas linhas normais – alertou Pedro Carvalho, da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos).

O COL também informou que nos próximos dias entrará no ar o Guia do Espectador, no site Fifa.com. Lá os torcedores terão acesso a todas as informações possíveis, e sobre os demais eventos relacionados à Copa.

Continua depois da publicidade