Em 2014 e no Brasil, a Copa do Mundo chegará a sua 20ª edição. De 1930 para cá, muita coisa rolou nos gramados da maior competição de futebol do planeta. Zero Hora reuniu e organizou os dados de todas as campanhas anteriores das 32 seleções que disputarão o torneio a partir do dia 12 de junho.

Continua depois da publicidade

Descubra quem são as melhores e as piores seleções, e confira um guia completo sobre a performance dos planteis que exibirão seus craques pelos campos do Brasil a partir do próximo dia 12 de junho.

No mapa, confira os países que disputarão o campeonato e a quantidade de Copas jogadas por cada um até hoje:

Os melhores

Continua depois da publicidade

Em busca do 100º

Independentemente de seus desempenhos, Alemanha e Brasil chegarão à incrível marca de cem jogos de Copa do Mundo em 2014. Os alemães, time que mais disputou partidas no torneio, chegarão ao centésimo jogo já na sua estreia, diante de Portugal na Fonte Nova.

Já o Brasil, que é a única equipe a disputar todas as Copas até aqui, soma 97 partidas disputadas. A Seleção Canarinho atingirá os três dígitos no número de jogos na sua despedida da primeira fase, quando encara os camaroneses em Brasília.

Seleções com mais partidas em Copas

1º Alemanha: 99

2º Brasil: 97

3º Itália: 80

Não há quem possa

O Brasil aparece no topo de praticamente todos os índices positivos em Copas. É o único pentacampeão do torneio (atrás aparece a Itália, com 4 conquistas) e é dono do maior número de vitórias, foram 70 ao todo.

Mais vitórias

1º Brasil: 70

2º Alemanha: 60

3º Itália: 44

A Seleção também é recordista de gols. Até a Copa de 2010, o Brasil marcou 212 vezes, com uma média de 2,18 gols por jogo e um saldo positivo de 122.

Continua depois da publicidade

Melhores saldos de gols

1º Brasil: 122

2º Alemanha: 92

3º Itália: 52

A Rússia, que disputou apenas seis partidas em suas duas participações em mundiais, aparece no Top 3 de times com maior média de tentos por partida. O fato se explica: em 1994, os russos fizeram 6 a 1 na seleção de Camarões durante a primeira fase do torneio.

Mais gols

1º Brasil: 212

2º Itália: 126

3º Argentina: 123

Maiores médias de gol/jogo

1º Brasil: 2,18

2º Alemanha: 2,08

3º Rússia: 1,83

As seleções e os gols (pró, contra, saldos e médias) nas Copas:

Os piores

O México detém dois recordes nada invejáveis em Copas do Mundo: são os donos do pior saldo de gols e do maior número de derrotas entre as 32 seleções que jogarão no Brasil. Em 49 partidas disputadas em 14 diferentes edições do evento, os mexicanos somam 24 derrotas e um saldo de 37 gols negativos na conta.

Piores médias de gols sofridos/jogo

1º EUA: 2,15

2º Coréia do Sul: 2,14

3º México: 1,81

A pior campanha da história

Em 1954, na Suíça, a seleção da Coréia do Sul conseguiu – em apenas duas partidas – levar 16 gols e não marcar nenhum. Os coreanos estrearam em Copas perdendo de nada menos do que 9 a 0 para a fortíssima seleção húngara (que contava com o artilheiro Ferenc Puskas). Na segunda partida, os tigres asiáticos levaram 7 a 0 da menos brilhante Turquia e foram eliminados com aquela que, até então, é a pior campanha da história da Copa do Mundo.

Piores médias de gols pró/jogo

1º Grécia e Honduras: 0,33

2º Argélia: 0,55

3º Austrália: 0,8

Piores aproveitamentos

Grécia e Honduras têm, além das cores de seus uniformes, muitas coisas em comum em suas histórias nos mundiais. Ambas as seleções disputaram a competição duas vezes, nunca conseguiram classificação na primeira fase e dividem, ainda, um número péssimo: têm apenas 16% de aproveitamento em pontos disputados.

Continua depois da publicidade

Piores aproveitamentos (considerando cada jogo valendo 3 pontos)

1º Grécia e Honduras: 16%

2º Argélia: 18%

3º Coréia do Sul: 25%

Confira o número de jogos, vitórias, empates e derrotas de cada seleção em mundiais:

Invictos e eliminados

A Suíça de 2006 conseguiu uma marca digna dos grandes campeões: não levou nenhum gol durante toda a sua participação na Copa da Alemanha.

Na primeira fase, empate em 0 a 0 com a Espanha e vitórias sobre Togo e Coréia do Sul (ambas por 2×0). Classificada como primeira colocada no grupo G, encarou a Ucrânia pelas oitavas de final. Após o 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os suíços acabaram derrotados nos pênaltis e se despediram do torneio sem que o goleiro Pascal Zuberbühler tivesse que buscar nenhuma bola na rede.

A seleção de Camarões conseguiu “feito” semelhante. Em 1982, na Espanha, os africanos acabaram eliminados na primeira fase sem sofrer nenhuma derrota. A campanha dos leões indomáveis foi cabalística: 3 empates em 3 jogos que renderam 3 pontos e a 3ª posição em seu grupo e a volta mais cedo para casa.

Empatabilidade

Em Copas do Mundo, ninguém empatou tantas vezes quanto a seleção da Itália. Em 18 torneios disputados, os azurri ficaram no empate 21 vezes.

Continua depois da publicidade

Quase!

A Alemanha é a maior vice-campeã da história das Copas. Além dos 3 títulos conquistados, os alemães chegaram outras 4 vezes à final da competição (66, 82, 86 e 2002).

O vice dos vices é a Holanda. A laranja disputou a final 3 vezes (74, 78 e 2010) e nunca saiu campeã.

As seleções de Brasil (50 e 98), Argentina (30 e 90), Itália (70 e 94), Hungria (38 e 54) e Tchecoslováquia (34 e 62) ficaram, cada uma, duas vezes com a segunda colocação.

Sempre eles

A fórmula de disputa da Copa do Mundo passou por diversas mudanças de 1930 para cá. Mas nem tudo foi alterado nesse tempo. Independentemente da maneira de disputa, e excetuando a primeira Copa em 1930, Brasil, Itália ou Alemanha sempre chegaram pelo menos até a fase semifinal.

Continua depois da publicidade

A Alemanha chegou entre os quatro melhores 12 vezes em 18 torneios disputados. O Brasil, 10 vezes em 19, e a Itália chegou às semifinais oito vezes em 18 participações.

G8

Em 19 edições, 8 times diferentes venceram a Copa do Mundo – e todos eles estarão no Brasil para a disputa da taça. São eles: Brasil (5x), Itália (4x), Alemanha (3x), Uruguai (2x), Argentina (2x), Inglaterra (1x), França (1x) e Espanha (1x).

Outros continentes

Apenas países da América do Sul e da Europa conseguiram levantar a taça de campeão mundial até agora. As melhores campanhas de seleções dos demais continentes foram:

África:

Nunca uma seleção africana conseguiu chegar à fase semifinal do torneio. Entre os africanos que foram mais longe está a seleção de Camarões.

Continua depois da publicidade

Em 1990, os leões indomáveis conseguiram duas vitórias na primeira fase e garantiram o primeiro lugar do grupo B. Nas oitavas, os camaroneses eliminaram a Colômbia, garantindo vaga entre os oito melhores do torneio. Os africanos se despediram daquela Copa em uma partida emocionante diante dos ingleses, que levaram a melhor na prorrogação após um 2 a 2 no tempo normal.

Gana em 2010 e Senegal em 2002 também conseguiram chegar entre as 16 melhores seleções do mundo.

Ásia:

Em 2002 a dona da casa Coréia do Sul fez uma campanha surpreendente no torneio, conquistando o quarto lugar. Na primeira fase, vitórias sobre Polônia e Portugal e um empate diante dos Estados Unidos garantiram a liderança do grupo D e a classificação para o mata-mata. Os coreanos ainda eliminaram as fortes Itália e Espanha antes de cair para a seleção alemã na semifinal.

Oceania:

Na Copa da Alemanha, em 2006, a Austrália caiu no mesmo grupo de Brasil, Japão e Croácia e conseguiu a classificação para as oitavas de final – um feito inédito para um país da Oceania. A seleção garantiu a segunda colocação no grupo F daquela Copa com uma vitória e um empate. Na fase seguinte, os australianos foram eliminados após perder para a Itália por 1 a 0.