, são três centros de educação infantil e duas escolas municipais fechadas.
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira, eram seis unidades sem aulas. O atendimento continua parcial em 23 creches e 21 escolas. Do total, 22 unidades continuam tendo aulas normalmente. A orientação é que os pais liguem para as escolas para se informar sobre a situação delas.
Nesta terça-feira, durante assembleia, os servidores decidiram manter a paralisação até a resposta da prefeitura sobre a contraproposta encaminha pelo sindicato. Por meio da assessoria de imprensa, o município comunicou que ainda não recebeu o documento. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram SJ), o documento seria entregue em ato em frente à prefeitura na tarde desta quarta-feira. Durante a manhã, o comando de greve esteve nas escolas para conversar com os servidores.
Reivindicações
Continua depois da publicidade
Os servidores pedem que a prefeita Adeliana Dal Pont encaminhe para a Câmara de Vereadores um novo projeto que atenda às reivindicações dos professores. Como no ano passado, por recomendação do Ministério Público, foram revogados dois projetos de lei que atendiam aos pedidos dos grevistas, o sindicato encaminhou sugestões à prefeitura para evitar que a proposta fira a Lei de Responsabilidade Fiscal.
São elas: reduzir 20% dos cargos comissionados; a cobrança dos grandes devedores do município; que os servidores concursados recebam os vencimentos de acordo com a carga horária; e suspender nomeações de cargos comissionados até que as contas estejam equilibradas.
Pedido de ilegalidade
Nesta segunda-feira, a prefeitura de São José ingressou na Justiça com pedido de ilegalidade da greve. Ela requer liminar em que seja declarado o abuso do direito de greve, com multa de R$ 100 mil mensais no caso de descumprimento, e o restabelecimento dos serviços essenciais vinculados à Educação.
Continua depois da publicidade
O Executivo não recebeu resposta da Justiça. A prefeitura alega que nenhum direito conquistado pela categoria foi retirado. Em nota, afirma que “apenas a concessão de novos benefícios é impossível nesse momento, devido à crise na economia nacional, e pelo risco de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Funcionamento dos Centros de Educação Infantil:
10 normais
Antônio de Quadros
Bom Jesus de Iguape
José Nitro
Lício Mauro da Silveira
Los Angeles
Nossa Senhora Graças
São Francisco de Assis
São Judas Tadeu
São Luiz
Zenir Kretzer Borges
3 parados
APAM
Flor Nápolis
Ondina Schmidt Gerlach
23 parciais
Orientação para os pais é ligar nas escolas para se informar sobre as aulas
Escolas municipais:
2 normais
EEF Califórnia
Escola Municipal do Meio Ambiente
2 parados
CEM Flavia Scarpelli Leite (Escola do Mar)
CEM Maria Hortência Pereira Furtado
21 parciais
Orientação para os pais é ligar nas escolas para se informar sobre as aulas
Fonte: Prefeitura de São José