O Natal está chegando e muitos internautas vão fazer suas compras nesta terça. Por que? Hoje é Dia dos Solteiros na China e, para comemorar, o AliExpress, uma das maiores lojas virtuais do mundo terá descontos de até 50% em aproximadamente um milhão de produtos, entre roupas, acessórios, artigos eletrônicos. Este é o primeiro ano em que as ofertas valem também para os consumidores brasileiros.
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Mas antes de comprar, os internautas devem estar atentos à algumas perguntas sobre o processo de compra no site. Confira os principais questionamentos:
Como filtrar melhor a busca por produtos?
Primeiro coloque a opção de entrega para o Brasil, depois você pode escolher os filtros:
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– mostrar por ordem de mais comprado (orders)
– mostrar por ordem de preço (crescente, decrescente ou com desconto) (price)
– mostrar por ordem de vendedor online no momento (seller online)
– colocar a opção de frete grátis (free shipping)
– mostrar por ordem de vendedor mais rateado (favoritado/com mais feedbacks) (top rated/ratings)
Após filtrar como deseja, é só entrar em cada produto e ver as fotos de cada um, a descrição, a oferta de tamanhos, e os feedbacks deixados.
Como saber se o vendedor é confiável?
No canto superior direito, existe uma área para informar a porncentagem de feedbacks positivos de cada vendedor. Consequentemente, quanto maior for esse número, mais confiável é esse vendedor. Também é importante verificar quantos pedidos já foram feitos pra esse produto. O recomendado é comprar um produto que teve muitos compradores e tem feedbacks positivos.

Como saber o tamanho das roupas que vou comprar?
Vale lembrar que como o site oferece em sua grande maioria produtos chineses, os tamanhos de roupas, sapatos e anéis são diferentes dos brasileiros. É importante ver na descrição do produto os tamanhos de cada numeração do produto em cm (sim, centímetros, sempre tem informando). Muitas blogueiras de moda recomendam que a maneira mais fácil e certa de se comprar roupa é pegando a fita métrica, se medir toda e ver o tamanho na descrição. Cada vendedor tem sua modelagem. Se você prefere utilizar uma tabela para converter as medidas, clique aqui e acesse um site com todas as tabelas.
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Como sei por onde anda o meu produto?
Confira tutorial de como rastrear seu produto:
Por que o produto fica tanto tempo em Curitiba?
Segundo a Receita Federal, a concentração de encomendas em Curitiba continua sendo a mais expressiva do país, com cerca de 90% em termos de quantidade, o que se justifica, porque aquela unidade é responsável pelo tratamento das pequenas encomendas, até 2 kg – a mais utilizada no comércio eletrônico internacional. As pequenas encomendas, “petit paquet”, remessa cujo peso máximo é de até 2 kg, são processadas pelo Centro de Tratamento do Correio Internacional (CTCI) Curitiba, as encomendas do tipo “colis postaux”, não prioritárias, com peso de até 30kg, no CTCI Rio de Janeiro, e as encomendas denominadas Express Mail Service, EMS, com entrega prioritária e limite de peso de 30kg, no CTCI São Paulo.
Qual o limite de isenção para que o produto não seja taxado?
Esse é um assunto que gera muita polêmica. Segundo a Receita Federal, remessas no valor total de até US$ 50 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas de impostos, desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Entretanto, existem consumidores que entram na Justiça utilizando-se de um Decreto-Lei de 1980 que determina o valor de U$ 100. A Receita segue cobrando pelos US$ 50 e esclarece:
– Em relação ao Decreto-Lei nº 1.804, de 3 de setembro de 1980, esclarecemos que o mesmo delegou ao Ministro da Fazenda a faculdade de dispor sobre a isenção do imposto de importação em remessas postais internacionais entre pessoas físicas, da maneira que melhor convier aos interesses da Fazenda Nacional e da economia do País. Portanto, ao fixar o valor limite para isenção em US$ 50, a Instrução Normativa SRF nº 96, de 4 de agosto de 1999, respeitou o teto estabelecido pelo Decreto-Lei, de US$ 100 ou o equivalente em outra moeda, o qual não deve ser confundido com o valor da própria isenção.
Como funciona para abrir uma disputa?
O ato de Abrir Disputa é realizado se os produtos não são recebidos no prazo ou os mesmos não chegaram como a forma descrita pelo vendedor (quebrado, faltando peça, modelo diferente).
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O comprador pode pedir o reembolso se não estiver satisfeito com o produto, e sempre poderá abrir uma disputa contra o vendedor caso queira seus direitos. Para fazer isso sigo o passo a passo:
1– Entre na sua conta e clique em “Meus pedidos” ou “My orders”.
2 – Escolha a compra em que quer abrir a disputa, e clique em “View details” e verá os detalhes de transação, nos detalhes da transação clique no botão “Open dispute”.
3 – Aparecerá uma página em que você deverá colocar a causa da sua insatisfação ( em inglês ), se quer reembolso total ou parcial, fotos do produto ( caso tenha enviado). Após colocar todas as informações necessárias, clique em “Submit”.
4 – Após enviar o formulário Abrir Disputa, o fornecedor tem 15 dias para responder e tentar chegar a um acordo com o comprador. Se nenhum acordo for alcançado no prazo de 15 dias, a disputa automaticamente é encaminhada e será analisada e mediada pela Equipe de Disputa do AliExpress. Se o comprador não receber resposta do fornecedor ou achar que as negociações não estão avançando, ele não precisa esperar até que o período de disputa de 15 dias termine. O comprador pode encaminhar a disputa em 3 dias ou mais para o processo Abrir Disputa.
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5 – O Aliexpress geralmente resolve o problema dentro de 15 dias úteis entretanto pode demorar mais. Todas as atualizações que houver na disputa serão enviadas para o seu email cadastrado.
Se o consumidor tiver alguma outra dúvida, o site disponibiliza uma central de ajuda com atendimento online em português (09:00am-22:00pm) ou inglês.
Recomendações do Procon-RS
O AliExpress, é um site de intermediação de compras, como o Mercado Livre e o eBay. É importante saber o grau de confiabilidade do vendedor (reputação). Importante, também, atentar para o prazo de entrega. É possível, inclusive, rastrear o pedido. Ao receber a encomenda, o consumidor deve se certificar de que o produto está de acordo com o ofertado. Caso não esteja, pode abrir uma “disputa” no painel de compras e solicitar reembolso.
Por fim, há jurisprudência do TJ gaúcho responsabilizando o Mercado Livre no caso de produto não enviado pelo vendedor. É um defeito do serviço prestado pelo site, que, mesmo não recebendo remuneração direta do comprador, recebe indiretamente sua comissão pelo vendedor). Portanto, esses sites que intermediam compras, integram a cadeia de produção, incidindo a responsabilidade solidária.
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