O presidente americano, Barack Obama, ofereceu “calorosos votos” em nome do povo americano para o recém-eleito Papa Francisco I nesta quarta-feira, saudando o argentino como “o primeiro Papa das Américas.”
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano
> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja
Continua depois da publicidade
“Sua eleição testemunha também a força e vitalidade de uma região que está crescentemente moldando nosso mundo, e junto a milhões de hispanoamericanos compartilhamos aqui nos Estados Unidos a alegria deste histórico dia”, indicou Obama em um comunicado apresentado pela Casa Branca.
“Como campeão dos pobres e dos mais vulneráveis dentre nós, ele leva adiante a mensagem de amor e compaixão que inspirou o mundo por mais de dois mil anos, que em cada um vemos a face de Deus,” escreveu.
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito Papa pelo Colégio de Cardeais, que se reuniu no Vaticano para escolher o sucessor do pape Bento XVI, que renunciou no mês passado.
Continua depois da publicidade
“Em nome do povo americano, Michelle e eu oferecemos nossos calorosos votos à Sua Santidade, Papa Francisco, no momento em que ascende ao Trono de São Pedro e inicia o seu papado,” afirma Obama no comunicado.
Obama e sua família são cristãos protestantes.
Cerca de um quarto dos americanos são católicos romanos, ou cerca de 80 milhões de pessoas, o quarto maior grupo nacional na Igreja.
Infográfico: entenda como funciona o conclave no Vaticano