Era simples: 22 candidatos para 11 vagas de titular, mais a mesma quantidade de suplentes. Mas 26 pessoas se inscreveram, tornando inviável a escolha dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Joinville (Compir) por aclamação. Durante o Fórum de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu neste sábado, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), os candidatos entraram em consenso e escolheram seus 11 conselheiros.
Continua depois da publicidade
O coordenador do Compir Cleiton Schulz espalhou as folhas das inscrições em uma mesa ao lado de fora do plenário da CVJ e, ali mesmo, foi iniciada uma discussão sobre os trâmites da eleição. Schulz separou as vagas já preenchidas daquelas sem representantes. Indígenas, ciganos, árabes e Judeus não se inscreveram. Então, restaram as oito vagas desses quatro núcleos. Pelo regimento, elas poderiam ser ocupadas por inscritos, mesmo que ele não tivessem envolvimento com as causas do segmento.
O integrante do movimento negro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Roberto Zacarias, ainda diante das inscrições sobre a mesa, criticou a organização das eleições. Ele alegou que o 20º artigo do regimento para eleições de membros do Compir não foi seguido. Segundo Roberto, todos deveriam comprovar vínculo com os núcleos para os quais foram inscritos. Mas o desfecho foi o consenso e Zacarias como Conselheiro do núcleo de Comunidade Indígenas.
A primeira reunião do conselho será na próxima terça-feira, às 17 horas, no gabinete do vice-prefeito Rodrigo Coelho. O coordenador do Compir não deixa de agradecer ao legislativo joinvilense pelo apoio na elaboração da lei 7.554, de 13 de novembro de 201, que cria o conselho.
Continua depois da publicidade
– Hoje é um dia histórico para Joinville – frisou o coordenador.
Núcleos e membros do Compir:
1) Cultura e Tradições Afro-brasileiras – Luiz Diomedes do Nascimento
2) Comunidades Indígenas – Roberto Zacarias da Rosa
3) Comunidade Cigana – Paulo Ricardo Vitório Junior
4) Comunidade Árabe – Rosângela Ferreira Macedo
5) Comunidade Judaica – Paulo Roberto Vasconcelos
6) Religiões de Matriz Africana – Michel Fábio de Souza
7) Instituição de Ensino Superior – Edemar Vieira Júnior
8) Escolas de Samba e Blocos de Carnaval – Marta Pires Nunes
9) Mulher Negra – Ana Lúcia Martins
10) Clubes – Deivison Garcia
11) Movimento Negro – Cléia Geosoli