Cerca de 141,4 mil eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em Santa Catarina tiveram seus títulos cancelados e não poderão votar nessas eleições. Ao todo, o processo ocorreu em sete cidades, entre elas Florianópolis, Joinville e Blumenau. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Estado (TRE-SC), que divulgou no começo da semana a lista com todos os nomes em situação irregular, esses eleitores só conseguirão regularizar seus títulos a partir do dia 7 de novembro. A lista completa, que está divida por cidades e zonas eleitorais, pode ser acessada no site do TRE-SC.

Continua depois da publicidade

Além de estarem impedidos de votar no pleito deste ano, quem teve o título cancelado ainda está sujeito a outras restrições como, por exemplo, tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, se inscrever em faculdades ou pós-graduações, além da suspensão do CPF. Atualmente, estima-se que 27,5% de todos os eleitores catarinenses já fizeram a biometria.

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, o cronograma de expansão dos cadastramentos prevê que até o fim de 2017 todas as zonas eleitorais do Estado já estejam coletando as digitais do colegiado. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje ainda é preciso cadastrar 3,6 mil dos 4,9 mil eleitores catarinenses.

Continua depois da publicidade