As últimas pesquisas realizadas pelo Ibope nos dois maiores colégios eleitorais de Santa Catarinaindicam que a escolha dos novos prefeitos de Florianópolis e Joinville deverá ocorrer apenas no segundo turno. Em Blumenau, que não teve a consulta, os líderes dos maiores partidos políticos têm previsão consensual. Ali também haverá segundo turno entre o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o deputado Jean Kuhlmann (PSD). Assim, Blumenau pode repetir a eleição de 2012.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as publicações de Moacir Pereira
Eleições 2016: saiba quem são os candidatos à prefeitura de Blumenau
Em Florianópolis, há três fatos novos a registrar: liderança de Gean Loureiro (36%) consolidada; pequena queda de Angela Amin (24%); e subida de Elson Pereira (17%). A destacar, ainda, boa performance e mais dois pontos para Murilo Flores (6%) e a frustração de Angela Albino voltando ao patamar inicial (5%). Salvo algum fato surpreendente, a previsão de segundo turno continua com Gean Loureiro e Angela Amin.
No segundo turno, Gean Loureiro venceria as duas simulações, mas Elson Pereira (34%) tem um ponto a mais que Angela Amin (33%). A rejeição aumentou 4% para Gean (27%) e caiu 2% para Angela (31%).
Continua depois da publicidade
Na cidade de Joinville, os números confirmam o segundo turno, com o prefeito Udo Döhler (PMDB) garantindo a primeira vaga nos 36% e permanecendo a dúvida entre Darci de Matos(PSD), que subiu três pontos e está com 23%, e Marco Tebaldi (PSDB), que teve queda de 5% e agora tem 17%. Darci, com apenas 12% de rejeição, leva vantagem sobre Tebaldi, rejeitado por 26%. O pessedista pode se viabilizar no segundo turno pela pesquisa. Ele venceria Udo de 45% a 40%, enquanto Tebaldi perderia de 46% a 35%. As maiores decepções estão com Carlito Mers (PT), estacionado em 6%, e Dr. Xuxo(PP), parado em 2%.
Udo Döhler mantém liderança e Darci e Tebaldi brigam por segundo turno em Joinville, aponta Ibope
Fato importante: domingo as pesquisas sofrerão teste definitivo.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense