Eleição para diretor, meritocracia para professores, compra de vagas em escolas particulares, além de investimentos em infraestrutura educacional e planejamento escolar foram pontos que sobressaíram no segundo debate – desta vez sobre a Educação – do “Joinville que Queremos“, iniciativa de “A Notícia” que visa discutir assuntos de interesse dos cidadãos.
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Os convidados foram a secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, e o secretário municipal de Educação de Joinville, Roque Mattei, com mediação do apresentador e editor-chefe do Jornal do Almoço, da RBS TV, Rafael Custódio, e comentários do educador e articulista Alfredo Penza e do colunista de “AN” Jefferson Saavedra.
As primeiras questões foram voltadas à infraestrutura. A falta de recursos foi mencionada pelos dois gestores como impeditivos para mais agilidade, principalmente em relação a escolas em reformas ou em ampliação. Eles mencionaram, porém, programas como o Pacto pela Educação, que já investiu R$ 9 milhões neste ano em escolas estaduais da cidade neste ano e que deve outros R$ 15 mi no ano que vem, e Roque Mattei convidou a comunidade a conhecer a boa estrutura das escolas joinvilenses.
Questões mais voltadas à gestão escolar, como eleição para diretores, autonomia a eles, além de salários e meritocracia a professores marcaram momentos quentes do debate, com participação da plateia e do público por meio dos canais online de “AN”.
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Decreto de outubro do Estado. segundo a secretária-adjunta, muda a forma de escolha de diretores, por meio de critérios técnicos e não políticos, a partir de março do ano que vem. O formato é um teste para que depois se decida pelas eleições diretas, segundo ela.
Em relação a salários e meritocracia, foi comentada a dificuldade em se aumentar o piso e ao mesmo tempo causar achatamento nas remunerações.
– A educação sempre foi muito tratada de uma ótica política e não por ela mesma, pelos educadores. A escolha de diretores até então era política e não técnica, isto dificultava muito a gestão. O governo do Estado está tentando mudar isto – declarou Elza Moretto.
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Roque Mattei disse que está em estudo plano para meritocracia para – reconhecimento por mérito, com impactos nos ganhos financeiros dos professores – junto ao governo. A autonomia de diretores, desde que respeitados as diretrizes pedagógicos gerais, também foi mencionada pelos gestores como algo desejável e uma realidade em algumas escolas.
A compra de vagas pelo poder público junto a escolas privadas foi outro tema que alimentou o debate. A compra já é feita para vagas de creches pelo município e, segundo o secretário, pode avançar para o ensino fundamental, o que está em análise jurídica. Da parte do Estado, iniciativa como compra de vagas de ensino profissionalizante é uma iniciativa.
Os principais pontos do segundo debate do “Joinville que Queremos” estará nas páginas de “A Notícia” desta quinta-feira e será ampliado na edição do fim de semana. A partir da próxima semana, o projeto entra em sua terceira parte, com a temática mobilidade urbana, que será tratada em reportagens, artigos de especialistas e em um novo debate.
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Todo o material produzido tanto sobre a saúde, tema da primeira educação, como para educação e mobilidade estará reunido em um caderno que será publicado no fim de ano. A participação do público continua aberta nos canais online de “A Notícia. O projeto “Joinville Que Queremos” tem a parceria da UniSociesc, do Perini Business Park e da Ciser.
Confira como foi a cobertura do evento pelo Twitter: