Um elefante-marinho foi encontrado na Praia do Rosa, entre Garopaba e Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal ficou descansando nas pedras do canto Norte da praia e voltou sozinho para o mar nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Segundo a bióloga Monica Pontalti, do Instituto Baleia Franca, o animal seria uma fêmea. O elefante-marinho macho tem um nariz mais alongado, semelhante a uma tromba.
– Infelizmente, no estado de Santa Catarina não há um Centro de Recuperação de animais marinhos, o que dificulta o recolhimento e transporte deste animal. Estamos na luta para que conseguir, em breve, construir um Centro de Triagem para atender esta demanda, afinal estamos dentro de uma Unidade de Conservação que merece mais atenção – afirma.
O professor do curso de Ciências Biológicas da Unisul Sérgio Netto explica que é comum esse tipo de animal aparecer nas praias de Santa Catarina. Segundo ele, pinguins, leões, lobos e elefantes-marinhos chegam ao Litoral catarinense trazidos pelas correntes frias do sul, a corrente das Malvinas ou Falklands.
Continua depois da publicidade
De acordo com a analista ambiental, Luciana Moreira, da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA), a orientação é que as pessoas mantenham distância quando encontrarem um animal como este. A melhor atitude é acionar a Polícia Ambiental ou outro órgão ambiental. A presidente da APA, Elisabeth Carvalho, lembra que existe um protocolo para este tipo de caso, aplicado pela polícia, Ibama e outros órgãos.
Em maio, elefantes-marinhos foram vistos no Litoral Norte catarinense.