Conforme divulgado pela coluna nesta semana, os exames de mamografia e raios-X estão suspensos desde outubro no Hospital Tereza Ramos, em Lages, porque o CR — digitalizador de imagens usado nos aparelhos dos dois exames, estragou. Ontem, em entrevista à repórter Gabriela Machado, da NSC TV, o secretário da saúde do Estado, Vicente Caropreso, ao ser questionado sobre isso, disse que mamografia não é urgência, já outros exames, como a tomografia, são.

Continua depois da publicidade

— O governo vai priorizar sempre os exames que forem de mais urgência — destacou.

Enquanto isso, o hospital deixa de realizar cerca de 100 atendimentos diários e não há prazo para concerto dos aparelhos. A direção da unidade diz que o equipamento está no conserto e que o processo pra compra de um novo está sendo realizado. Mas, a empresa Rochatec, responsável pelo conserto, diz que só vai arrumar o equipamento depois que o governo quitar a dívida referente a outros serviços com eles.

Vale lembrar que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Segundo estudo do Hospital do Câncer de Barretos, a detecção cedo reduz em 42,85% as mortes entre as mulheres. A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

Acompanhe as publicações de Eduarda Demeneck no De ponto a ponto

Continua depois da publicidade

Leia também:

Eduarda Demeneck: pacientes do hospital Tereza Ramos estão sem raio-x

Eduarda Demeneck: redução de impostos vai dar competitividade ao vinho de SC

Eduarda Demeneck: sistema de regulação faz andar fila do SUS em Lages