Desde o dia 26 de outubro os serviços de mamografia e raios-X do maior hospital da Serra, o Tereza Ramos, estão suspensos. Segundo a diretora da unidade Beatriz Montemezzo, o CR, que é o digitalizador de imagens usado nos dois aparelhos, estragou. Ela explica que o equipamento foi enviado para conserto em Florianópolis e um novo já está em processo de compra. Neste ano, o mesmo aparelho deixou de funcionar outras vezes.
Continua depois da publicidade
A empresa Rochatec, responsável pela venda e conserto da máquina, diz que o problema é que desde 2010, quando o hospital recebeu o digitalizador de imagens, nenhuma manutenção preventiva foi realizada. A empresa alega também que não vai consertar o aparelho enquanto o governo do Estado não quitar a dívida que tem com eles. Com isso, pelo menos 100 atendimentos diários para realização dos exames não estão sendo realizados. A direção do hospital disse que apenas quem está internado consegue fazer os procedimentos, através de outro hospital da cidade.
O hospital Tereza Ramos é referência em Alta Complexidade na área de oncologia e abrange mais de 600 mil pessoas nas regiões da Serra, Meio-Oeste e Alto Vale.
Acompanhe outras de publicações de Eduarda Demeneck
Leia também:
Continua depois da publicidade
Chuva de granizo provoca destelhamentos e alagamentos em Lages