Apesar de o nome fazer referência ao país nórdico, o Duo Finlandia (sem acento), que se apresenta no festival Jurerê Jazz em Florianópolis nesta terça-feira, é formado por um brasileiro e um argentino: o violoncelista Raphael Evangelista e o acordeonista e pianista Mauricio Candussi, que fazem uma fusão de ritmos sul-americanos com foco em sonoridades pouco conhecidas além de seus países de origem, sem esquecer dos tradicionais tango e bossa-nova. Criado em 2010, a escolha do nome vem do som melancólico produzido pela dupla no início no projeto, que remetia a lugares mais frios.
Continua depois da publicidade
Emerson Gasperin: Jurerê Jazz é desafiado pelos próprios parâmetros
Leia todas as matérias sobre o Jurerê Jazz 2016
— Tivemos a ideia de misturar música tradicional da América do Sul com eletrônico. Eu comecei no campo erudito porque meu instrumento me leva pra isso. Fui criado ouvindo ritmos brasileiros, nasci em Belo Horizonte mas morei em Recife, Pelotas, São Paulo, e agora Brasília. Fui pegando um pouco da musicalidade de cada região, dessa riqueza musical que é bem brasileira — conta Raphael Evangelista ao DC.
Seu parceiro de dupla também teve uma formação plural.
Continua depois da publicidade
— O Mauricio morou a vida toda em Córdoba e foi pegando muito esses dois lados: o da cultura local, com tango, milonga, chacarera, e o da música mais urbana, do rock argentino.
Cada disco tem uma temática diferente: Mundo Rural, quinto álbum da dupla, lançado em 2015, é inspirado na vida no campo, com muito malambo, arrasta-pé, milonga e campera. Por aqui, o show no Teatro Álvaro de Carvalho terá essa temática e promete um clima intimista e envolvente.
— Mas, claro, se alguém quiser dançar uma cúmbia, à vontade, será bem-vindo. A interação com o público motiva muito a gente, essa conexão é muito importante — diz Evangelista.
Assista ao clipe de La Milonga:
— A gente ouve muita música de fusões. Essa coisa de sempre procurar o tradicional e mostrar numa nova roupagem, em releituras da nossa cultura. Do grande mestre Hermeto Pascoal a Björk. Além de Bajofondo, Gotan Project, tudo que faz essa mistura é muita referência pra nós dois.
Continua depois da publicidade
Agende-se
O quê: Duo Finlandia (Jurerê Jazz)
Quando: terça-feira (26), às 19h30min
Onde: TAC (Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia), à venda na bilheteria do local