Virou tradição na Escola Quintino Bocaiúva, no bairro Testo Salto, em Blumenau. Toda vez que chove intensamente, mesmo que por pouco tempo, a unidade fica inundada. Se em dias de chuva rápida há alagamentos, imagine então em períodos como terça-feira, quando os índices atingiram quase o esperado para o mês inteiro na cidade.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quarta-feira. os funcionários da unidade encontraram o local cheio de água. Isso fez com que os pais fossem orientados a buscar os filhos na escola novamente. À tarde, a orientação é que só sejam levados os alunos que não tenham outro lugar para ficar.
Como o telhado e a rede elétrica da unidade é antiga, há infiltração e goteiras com frequência. Por isso, a secretaria de Educação fechou quatro salas até que reparos de limpeza da tubulação e melhorias paliativas sejam feitas. Como o custo do serviço total de conserto gira em torno de R$ 800 mil, a prefeitura buscar uma parceria com o Estado, que mantém uma escola à noite na mesma estrutura. Há um acordo o governo estadual, mas o convênio ainda não foi assinado.
Para cobrar obras no local, a Associação de Pais e Professores (APP) fará um protesto nesta quinta-feira, às 12h45min. Eles devem fechar a rua Werner Duwe, que liga Blumenau a Pomerode.
Na Escola Visconde Taunay, no bairro Itoupava Central, o telhado cedeu com a chuva de terça-feira e atualmente sete salas estão interditadas. A prefeitura irá alugar o espaço de um seminário da Igreja Católica que fica próximo à instituição para que as turmas que estão sem sala possam ser atendidas.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a prefeitura iniciará uma reforma emergencial no local. Segundo a secretária de Educação de Blumenau, Helenice Luchetta, são pelos menos 10 unidades que apresentam problemas no telhado e na rede elétrica. Como o custo é muito alto, o município busca recursos juntos aos governos estadual e federal para reformar os Centros de Educação e Infantil e as escolas.
Choveu 90mm na região do Progresso e Garcia. Assista ao vídeo:
Galeria – Leitores mandam fotos da chuva em Blumenau e região: