O novo arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, 53 anos, tem o seu histórico ligado à educação. Ele foi nomeado bispo auxiliar da Capital pelo papa Bento XVI em novembro de 2010 e ordenado em fevereiro de 2011, assumindo o vicariato de Gravataí em março.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Dom Jaime Spengler é o novo arcebispo de Porto Alegre

“Serei uma espécie de vovô”, diz Dadeus Grings

Quando assumiu, o então bispo afirmou a Zero Hora que a igreja deveria enfrentar o diálogo com a sociedade. Doutor em Filosofia pela Universidade de Roma, o novo arcebispo é bastante ligado à educação.

Continua depois da publicidade

Dom Jaime foi professor e vice-reitor do Instituto Filosófico São Boaventura, além de professor e vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ). Membro da Ordem dos Frades Menores desde 1982, também atuou como professor de Filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná.

No Regional Sul 3 da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), é o bispo referencial da Pastoral da Educação, também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Mais velho de quatro irmãos, dom Jaime nasceu em Gaspar, cidade catarinense próxima a Blumenau, e entrou para o Seminário Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP), aos 20 anos. Antes de assumir a vocação, o novo arcebispo chegou a trabalhar por cinco anos na indústria têxtil.