Começou na manhã desta quinta-feira o credenciamento para assembleia da Busscar, que deve eleger o novo gestor judicial da companhia. Com o cadastro, que começou a ser feito às 8h no Centreventos Cau Hansen, os credores vão poder participar da votação. A assembleia está planejada para acontecer a partir das 15h, também no Centreventos.

Continua depois da publicidade

:: Conheça os quatro nomes que disputam o cargo de gestor judicial ::

Segundo Carlos Moura, que está no comando das operações de cadastro, embora o número oficial de credores da Busscar passe dos 5 mil, a expectativa é de que a assembleia desta tarde reúna entre 1.500 e dois mil participantes.

– Os credores são divididos em três categorias, a de garantia real, a dos quirografários e a dos trabalhistas. Cada uma delas deve quórum mínimo de 50% de participação – explica Carlos. Se alguma das categorias não chegar aos 50%, a votação é adiada para uma segunda chamada, essa sem restrições quanto ao número de credores participantes.

Dirceu Rosário foi um dos que garantiu seu credenciamento logo no começo da manhã. O técnico em eletromecânica de 51 anos começou mais cedo no trabalho para poder marcar presença na assembleia das 15h.

Continua depois da publicidade

– Vamos escolher a pessoa que vai nos representar judicialmente, que vai comprar nossas brigas e lutar do nosso lado. Todo mundo devia participar da eleição de hoje – defende Rosário.

Quem quer votar precisa se cadastrar, e para isso basta apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, etc.) e CPF. Os credores que precisarem faltar ao trabalho para acompanhar a assembleia podem pedir uma justificativa, que será preenchida no local. O cadastramento segue até as 14h30 desta quinta-feira.

Quando e onde será a assembleia?

Será nesta quinta-feira, no Centreventos Cau Hansen. O credenciamento começa às 8 horas e as deliberações, às 15 horas.

O que é preciso levar?

Quem vai votar precisa apresentar apenas um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, por exemplo) e CPF.

Continua depois da publicidade

O que será decidido nesta assembleia?

Os credores vão escolher um gestor judicial para a companhia, que terá a função de ser um representante legal do grupo perante a Justiça.

Como funcionará a votação?

Os credores devem, em primeiro lugar, fazer seu credenciamento. Para isto, basta comparecer ao Centreventos Cau Hansen a partir das 8 horas. As deliberações começam às 15 horas. Neste momento, os candidatos devem se apresentar e é possível que credores apresentem manifestações a respeito do tema. A votação deve ocorrer em seguida.

Como serão contados os votos?

Na votação, será vencedor o candidato que obtiver votos de mais da metade dos créditos presentes. O que não significa, por exemplo, ter o maior número de votos dos credores.

Pode haver um segundo turno?

Sim. O juiz substituto Rogério Manke esclarece que caso o candidato mais votado não represente a vontade da maioria simples dos créditos presentes, pode haver uma nova votação entre os dois nomes mais citados para se chegar ao nome do gestor judicial.

Continua depois da publicidade

A votação pode ficar para uma nova data?

Sim. A 5ª Vara Cível já agendou uma segunda rodada da reunião para a próxima terça-feira, também no Centreventos Cau Hansen, caso não haja nenhuma decisão hoje.

E quem trabalha? Fica com falta em seu emprego?

Não. Os credores que precisarem faltar ao trabalho para acompanhar a assembleia podem pedir uma justificativa, que será preenchida no local.