Um homem morreu e outro ficou ferido após serem atingidos por raios no Oeste de SC, na manhã desta quinta-feira. Os acidentes aconteceram em cidades distintas, próximas à fronteira com a Argentina, em intervalo de menos de uma hora. Um sistema de baixa pressão atuava sobre o Estado trazendo nuvens carregadas e temporais.

Continua depois da publicidade

:: Confira notícias sobre a previsão do tempo em Santa Catarina

Por volta das 10h40, o Corpo de Bombeiros de Palma Sola foi acionado por familiares para atender vítima suspeita de sofrer descarga atmosférica, no bairro Palmares. De acordo com informações dos bombeiros, ao chegarem no local encontraram um homem de 28 anos caído próximo a um galpão, já sem sinais vitais. A equipe tentou reanimá-lo com desfribilador, mas não obteve sucesso. O corpo foi encaminhado até o Hospital Palma Sola e entregue à equipe médica.

Continua depois da publicidade

Pouco antes, a 40 km dali, em São José do Cedro, outro homem sofreu uma descarga elétrica. Segundo relato publicado em rede social pelo bombeiro Eloir Weirich, que atendeu a ocorrência, Nessio de Morais, de 42 anos, foi atingido por um raio dentro de sua casa. Os bombeiros foram acionados por volta das 10h20 e ao chegarem no local a vítima estava consciente, mas sentia dores nos membros superiores e no peito. Ele também relatou não estar sentindo os membros inferiores. Após atendimento preliminar, Nessio foi conduzido ao posto de saúde do município para cuidados médicos e liberado em seguida.

Raios em SC

O meteorologista Leandro Puchalski ressalta dados de um estudo feito entre 1998 e 2011 pela Nasa e uma agência japosea, JAXA, sobre a queda de raios pelo mundo:

– Aqui em Santa Catarina o resultado mostrou que os raios têm maior chance de ocorrerem entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí com destaque para o Oeste, especialmente na fronteira com a Argentina. -, explica

Continua depois da publicidade

Entre as dez primeiras cidades com maior incidência de raios no Estado está justamente Palma Sola. Outras localidades são São João do Oeste, Itapiranga, Nova Erechim, Águas Frias, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Flor do Sertão, Jardinópolis, União do Oeste.

Puchalski lembra como se proteger de raios:

– Não fique em áreas abertas como lavouras ou praias;

– Não se aproxime muito de carros;

– Evite andar de bicicleta e moto;

– Evite campo de futebol, sacada, toldo ou embaixo de árvores.