No ano passado, caíram da Série B para a Série C: Joinville (17º colocado), Tupi (18º), Bragantino (19º) e Sampaio Corrêa (20º). Destes quatro times, um já está classificado e vai brigar para voltar à Série B. O Sampaio Corrêa, com 29 pontos, lidera a chave A e tem vaga assegurada no mata-mata que definirá quem sobe para Segundona.

Continua depois da publicidade

Quem está praticamente assegurado é o Tupi, que precisa somar um ponto nos próximos dois jogos. Confirmando esta tendência, os mineiros também brigarão para retornar à Série B um ano depois.

Leia as últimas notas de Elton Carvalho

Elton Carvalho: Chegou a hora de parar de tapar o sol com a peneira no JEC

Confira as últimas notícias do esporte

Continua depois da publicidade

O Bragantino está na pior situação, pois luta contra o rebaixamento para a Série D. Por este motivo, precisa vencer o JEC no domingo para colocar o próprio Tricolor neste bolo. O Joinville ainda tem chances, mas entre estes quatro, era o maior favorito ao acesso por ter jogado a Série A em 2015.

O Joinville, por sinal, pela condição que tem em comparação aos rivais, teria a obrigação de estar entre os quatro melhores da chave.

Ascender à Série B também é uma obrigação, mas, especificamente sobre o jogo do acesso, é preciso observar que as chances de fracasso são maiores porque o jogo do acesso se decide numa partida de mata-mata, disputa na qual nem sempre a equipe melhor consegue avançar – basta observar os jogos da Copa do Brasil, por exemplo.

Mas, mesmo que o acesso aconteça, ele não deve ser comemorado, afinal, o Joinville jamais poderia estar nesta situação. Cair para a Série C, para o JEC, é o mesmo que cair para a Série B para grandes clubes do País: algo inaceitável.

Continua depois da publicidade