A construção da terceira faixa da Via Expressa, em Florianópolis, deve começar no ano que vem, conforme divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) durante a apresentação da Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura em Transportes, na Fiesc. O órgão está finalizando o anteprojeto e espera contratar a empresa executora dos trabalhos nos próximos meses. Depois de iniciados, os trabalhos devem ser concluídos em cerca de um ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, o trabalho deve corresponder a 10% do projeto inicial, que custava R$ 500 milhões e previa diversas melhorias em um dos maiores gargalos do trânsito da Grande Florianópolis. Para essa etapa que deve iniciar em 2018, estão previstos R$ 36 milhões.
— O projeto inicial é fora da nossa realidade, mas acreditamos que esse trabalho, ainda que menor, ajude a desafogar os constantes congestionamentos da via — diz Ronaldo.
O trecho da BR-282 denominado de Via Expressa, entre o Km 0 e o Km 10 da rodovia, em Florianópolis, é o terceiro mais perigoso de Santa Catarina entre as estradas federais e o 15º do país, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia todas as notícias do Diário Catarinense
Continua depois da publicidade