É preciso investir R$ 2,85 bilhões por ano para manter e ampliar a infraestrutura das rodovias estaduais e federais de Santa Catarina. É o que aponta a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura em Transportes, apresentado nesta segunda-feira pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

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O estudo contempla todos os modais, mas defende prioridade imediata ao rodoviário, que responde por quase 70% da matriz em transportes no Estado.

— Houve falta de investimentos em SC. Todos os modais são deficitários, mas o investimento no modal rodoviário responde mais rapidamente —, explica o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Mario Cezar Aguiar.

Desse investimento reivindicado pela entidade, R$ 1,5 bilhão são em estradas federais e o restante nas rodovias estaduais. Depois do modal rodoviário, o mais usado em Santa Catarina é o aquaviário, com o ferroviário em terceiro.

A Fiesc também considera fundamental a implantação de duas ferrovias estruturantes: a litorânea, ligando os portos do Estado, e a Leste-Oeste.

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