Depois de mais de um ano de espera, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou nesta sexta-feira o edital para construção do túnel do Morro do Formigão, na BR-101 Sul, em Tubarão. As propostas serão entregues no dia 16 de outubro e a vencedora do processo terá dois anos para concluir a obra que custará R$57 milhões.

Continua depois da publicidade

A publicação foi prometida pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, no mês passado. A modalidade escolhida é o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, válida para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que flexibiliza as regras das licitações. Assim, segundo o Governo Federal, o processo fica mais ágil.

A expectativa do Dnit é iniciar a obra ainda este ano. O túnel será construído nas proximidades do km 338 da rodovia. A estrutura terá duas pistas em cada sentido. Hoje este trecho tem pista simples e é o último ainda não duplicado em Tubarão.

Em 2011 esta mesma licitação foi cancelada porque o consórcio Sulcatarinense-Convap foi desclassificado após denúncia da concorrente Serveng-Civilsan. A alegação era de que o proprietário da Sulcatarinense, também era diretor da empresa que fez o projeto, o que é proibido pela lei das licitações.

Continua depois da publicidade