O governo do Estado informou que, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, parte dos medicamentos distribuídos para pacientes cadastrados no sistema da Unidade Descentralizada de Assistência Farmacêutica, ligada à 23ª Gerência Estadual de Saúde, em Joinville, foram normalizados parcialmente ontem.

Continua depois da publicidade

Dos 75 medicamentos que constam na lista de Joinville, 28 foram repostos, seis serão distribuídos de forma parcial e outros 21 ainda estão faltantes. Para os demais, a normalização depende de fabricação, componentes, registro na Anvisa e licitações – não sendo possível dar prazo.

Leia mais notícias de Joinville e região

Para as cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco e São João do Itaperiú são distribuído um total de 217 medicamentos. Desse montante, cinco estão em falta: dois serão normalizados em 15 dias e para os outros três não há previsão.

Em Santa Catarina, a distribuição de medicamentos de componentes especializados funciona da seguinte forma: o Ministério da Saúde envia o medicamento para a Central de Abastecimento do Estado, em Florianópolis. Depois, as secretarias municipais de saúde, a Farmácia-escola ou as gerências estaduais de Saúde o distribuem aos pacientes. Na região Norte, a Farmácia-escola e a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville retiram os remédios na Capital.

Continua depois da publicidade