Os enfrentamentos e a tragédia racial americana que têm assobrado o mundo seriam consequência de uma falta de rumo dos Estados Unidos e dos discursos políticos, muito em especial o do candidato presidencial Donald Trump. A avaliação é de analistas ouvidos por Zero Hora.

Continua depois da publicidade

— Tanto os EUA quanto os países europeus mais ricos chegaram a um limite em termos de projeto de desenvolvimento, e isso produz caos social. Há tensionamento e hostilidade aos estrangeiros ou diferentes. E nos EUA, além disso, há a questão racial mal resolvida — diz a professora Analúcia Danilevicz Pereira, da UFRGS. — Há problemas recentes, em termos históricos, e ainda latentes. Acumulam-se cenários tensos.

Leia Mais

Atirador que matou policiais em Dallas era um veterano do Exército

Continua depois da publicidade

O que está acontecendo nos EUA: a cronologia de uma semana marcada pela violência ligada à questão racial

Luiz Antônio Araujo: negros correm 3,5 vezes mais risco de morrer nas mãos de agentes da lei nos EUA

Analúcia acredita que esse impasse americano, de não ter um projeto político e social definido, levou ao surgimento de candidaturas como a de Trump, e o discurso do republicano durante a campanha teria “avalizado” condutas que levaram à atual situação.

— Enquanto os EUA não estabelecerem um caminho, a tensão vai piorar ainda mais — diz Analúcia.

A situação americana preocupa ativistas como Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH).

Continua depois da publicidade

— Muito do que está ocorrendo se deve ao modelo americano. É um país extremamente racista, em que, paradoxalmente, há juízes, advogados, médicos negros. A ascensão de Barack Obama (o primeiro presidente negro do país) pode ser uma das explicações para tudo isso. Há rejeição, sempre houve. Ele tentou implementar uma série de medidas sociais. Poderia ter avançado um pouco mais em relação à comunidade negra. Ainda assim, fez muito, e isso incomodou muita gente — diz ele.

Krischke também põe entre os elementos que levaram à tensão racial americana, concordando com Analúcia, o discurso de Trump.

— O discurso xenófobo do Trump dá licença para que haja esse tipo de manifestação racista — completa.

Continua depois da publicidade

Também professor da UFRGS, Paulo Visentini vê deterioração social nos EUA.

— As condições sociais se deterioraram muito, e essa realidade atinge em cheio a comunidade negra — diz ele.

Leia as últimas notícias