Do dia 24 de abril até terça-feira, 15 de maio, a Vigilância Epidemiológica registrou oito casos de Gripe A em Santa Catarina. O número já é maior do que a quantidade de casos identificados durante todo o ano de 2011.

Continua depois da publicidade

Para falar do tema e tirar as dúvidas dos internautas sobre a doença, o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o dr. Fábio Gaudenzi, participa de um chat nesta quarta-feira, a partir das 14h.

Clique na janela abaixo para participar da conversa:

>> Vigilância epidemiológica registra mais três casos de Gripe A

Continua depois da publicidade

>> Estado já tem o mesmo número de casos de Gripe A registrado em 2011

>> Menina de dois anos morre por complicações do vírus H1N1 em Itajaí

>> Dia D: mutirão de vacinação contra a gripe começa em Santa Catarina

Oito casos e uma morte

O primeiro registro de Gripe A este ano foi em uma menina de dois anos, em Itajaí. A criança ficou internada por 14 dias e não resistiu à doença.

Nesta segunda-feira a Vigilância confirmou outros quatro casos. O segundo em Itajaí e outros três em Tubarão, no Sul do Estado, e em Florianópolis. Em 2011 o órgão identificou cinco pessoas contaminadas pelo vírus H1N1.

Os outros três casos foram registrados nesta terça-feira, em Brusque, Joinville e, mais uma vez, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Vale se prevenir

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 25 de maio. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de Itajaí, foram vacinadas até o momento 8.211 pessoas, número correspondente a 34,27% da meta. Deste total, 1.737 são crianças menores de dois anos, 674 são gestantes, 740 trabalhadores da saúde e 5056 são idosos.

Todas as Unidades de Saúde municipais estão abastecidas com doses da vacina, para que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – 23.953 pessoas – seja alcançada. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço.