Um dia após a eleição mais disputada desde 1989, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) concedeu uma entrevista ao vivo no Jornal Nacional em que reiterou a importância de diálogo, união nacional e de reforma política e tributária.
Continua depois da publicidade
– Acredito que depois de uma eleição temos de respeitar todos os brasileiros, os que votaram em mim e não votaram (…) Precisamos fazer com que o Brasil tenha um caminho de crescimento, de futuro. Isso significa um Brasil moderno, mais inclusivo – afirmou.
Admitiu, ainda, a necessidade de mudanças na política econômica. No domingo, a presidente já havia falado que não esperaria a conclusão do primeiro mandato para melhorar a economia. Dilma afirmou que vai abrir o diálogo em todos os segmentos.
Dilma deve trocar metade dos ministros no segundo mandato
O PT e o “terceiro turno”: os grandes desafios do novo mandato
Continua depois da publicidade
A importância do Nordeste para a reeleição de Dilma Rousseff
– Acho que a palavra chave agora é diálogo, para discutir quais são os caminhos do Brasil.
Questionada sobre como pretende enfrentar uma possível dificuldade por governar durante investigações sobre corrupção na Petrobras, a líder petista descartou que isso poderia gerar uma turbulência política.
– Não acredito em instabilidade. Acredito que o Brasil tem democracia forte (…) Se alguém errou tem que ser punido. Esse fator não pode levar à instabilidade política. Acho que o Brasil amadureceu nos últimos 12 anos. Não falei contra corrupção e impunidade só na eleição. Farei o possível para colocar às claras o que ocorreu. Não vou deixar pedra sobre pedra. Vou fazer questão que a sociedade brasileira saiba de tudo. O que leva à crise no Brasil são as suposições e as ilações.
Leia todas as notícias sobre eleições
Mensagens de ódio cresceram 342% no segundo turno
A trajetória de Dilma Rousseff em cinco momentos
Nesta segunda-feira, a reeleição da presidente refletiu no mercado econômico, ocasionando a queda do Ibovespa e alta do dólar. Logo após a abertura do pregão, a bolsa de valores do Brasil despencou mais de 6% e o dólar alcançou os R$ 2,56 logo após às 10h. Por volta das 11h20min, a moeda norte-americana era negociada a 2,53, uma alta de 2,55%.
A presidente afirmou ainda que deve anunciar medidas para melhorar a política econômica entre novembro e dezembro:
Continua depois da publicidade
– Pretendo colocar de forma muito clara as medidas que vou tomar. Mas não é hoje. Vou fazer isso antes do final do ano.
*Zero Hora