No último dia de Copa em Porto Alegre, os goleiros roubaram a cena. Neuer foi essencial na classificação da Alemanha. M’Bolhi foi o melhor em campo, no Beira-Rio, e quase salvou a Argélia da derrota.

Continua depois da publicidade

A noite só não foi mais especial do que a de Getúlio, um menino que superou uma paralisia cerebral para entrar em campo de mãos dadas com o ídolo alemão.

O dia ainda teve a classificação da França e a repercussão de duas punições: o arrependimento de Suárez e a sanção punitiva da Fifa ao assessor de imprensa da CBF.

Leia todas as notícias sobre a Copa 2014

Continua depois da publicidade

Confira a tabela completa do Mundial

França avança graças aos garotos

A França dependeu de seus garotos para se classificar às quartas de final da Copa do Mundo. Encurralada pela Nigéria, a seleção francesa contou com gols de Pogba, 21 anos, e Griezmann, 23, para avançar. O volante da Juventus foi campeão mundial sub-20 no ano passado. Já o meia da Real Sociedad esteve no time que participou do mesmo torneio, mas em 2011. Os dois devem ser titulares contra a Alemanha, sexta-feira, no Maracanã.

Neuer, o líbero da Alemanha

A atuação do goleiro Neuer remeteu a grandes líberos da história. Como a zaga recebeu vários passes às costas, o goleiro teve de interceder muitas vezes com os pés fora da área para salvar sua seleção. Foi tão bem que só foi vazado nos acréscimos da prorrogação, quando a classificação da Alemanha estava assegurada.

M’Bolhi, o muro argelino

Neuer só não foi melhor que o arqueiro do lado oposto. Lá, M’Bolhi anulou Müller, fosse de cabeça ou com os pés. Só não impediu que o camisa 13 assistisse a Schürrle para o primeiro gol. E teve de apenas observar Özil, praticamente sozinho, garantir a vaga da Alemanha. Nem isso impediu que fosse eleito oficialmente o craque da partida.

Continua depois da publicidade

Getúlio e o sonho realizado

O primeiro passo no gramado do Beira-Rio foi de um menino que precisou superar uma paralisia cerebral para aprender a andar. Seu único apoio era a mão do ídolo Manuel Neuer, camisa 1 da Alemanha. Não precisava mais nada. O sonho do garoto Getúlio estava estampado no sorriso ao se perceber no estádio do clube do coração e de mãos dadas com um dos melhores do mundo na posição que admira.

Suárez reconhece o erro

Após a repercussão negativa, Luis Suárez voltou atrás, admitiu a mordida em Chiellini e pediu desculpas públicas pelo erro. Em contrapartida, foi perdoado pelo italiano, que desejou a redução de pena pela Fifa.

Assessor da CBF é punido

A Fifa puniu Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, com um jogo de suspensão pela agressão ao jogador Pinilla, do Chile, no intervalo do jogo das oitavas de final. O jornalista se defendeu alegando ter apenas se defendido.

Continua depois da publicidade

Beira-Rio, um vencedor

Ao fim de cinco jogos, o Beira-Rio pode se considerar um vencedor na Copa do Mundo. Muitos dos problemas da fase de preparação foram resolvidos a tempo. Durante as partidas, praticamente só elogios. E ainda teve craques, muitos gols e emoção de sobra. Não fosse a falha no hino no primeiro jogo, a aprovação beiraria o 100%.

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.

Android

IOS