Os brasileiros postaram mais de 2,6 milhões de tweets nesse domingo, dia que marcou a ida de mais de 142 milhões de eleitores às urnas. Os números foram divulgados nesta segunda-feira pela rede de microblogs, que revelou que o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, teve o maior número de citações no serviço, mais de 638 mil.
Continua depois da publicidade
Eleições no Brasil foram as mais comentadas da história do Facebook
A candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, aparece em segundo lugar, com 486 mil tweets, seguida por Marina Silva (PSB), com 150 mil tweets. Luciana Genro (PSOL) teve 41 mil tweets, Eduardo Jorge (PV) teve 36 mil, enquanto Levy Fidelix (PRTB) foi mencionado 14 mil vezes, e Pastor Everaldo (PSC), 6 mil.
Entre os governadores, o mais citado foi o candidato aos governos do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 10,6 mil tweets, e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8,3 mil tweets. No Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) teve 1,3 mil tweets, e Tarso Genro (PT), 3,6 mil.
Continua depois da publicidade
PAINEL: veja os resultados do 1º turno em todo o país
Confira como foi a cobertura em tempo real do 1º turno
O PT foi o partido político mais mencionado no domingo, com 113 mil tweets, seguido pelo PSDB, com 37 mil tweets, e PMDB, com 10 mil. O PSB teve 9,7 mil menções, e o PV, 4,08 mil.
Os picos de tweets aconteceram às 19h37, quando os primeiro resultados da apuração para presidente foram divulgados pelo TSE, e às 20h03, quando Dilma e Aécio foram confirmados no segundo turno.
O Facebook também divulgou nesta segunda-feira números do engajamento do brasileiro durante as eleições. Desde o início da campanha, em julho, os usuários geraram 346 milhões de interações, quebrando um recorde histório da rede social, que era das eleições indianas, no começo do ano.
Continua depois da publicidade
*Zero Hora