As eleições de domingo no Brasil geraram 346 milhões de interações no Facebook e se tornaram as mais comentadas até agora na rede social fundada por Mark Zuckerberg.
Continua depois da publicidade
O registro do Brasil superou o recorde ostentado até agora pela Índia, cujas eleições entre abril e maio de 2014 provocaram 227 milhões de interações, segundo relatou Bruno Magrani, diretor de relações institucionais do Facebook no Brasil.
– Desde o início oficial da campanha eleitoral, de 5 de julho até agora, temos 346 milhões de interações. Estamos impressionados com este número. Esperamos que para o segundo turno (26 de outubro) estes números cresçam ainda mais – declarou Magrani.
PAINEL: veja os resultados do 1º turno em todo o país
Confira como foi a cobertura em tempo real do 1º turno
Continua depois da publicidade
As interações se referem a fotos ou conteúdos compartilhados, comentários, diálogos ou “curtidas”.
Com 200 milhões de habitantes e a metade de sua população conectada à internet, o Brasil é um dos líderes mundiais no uso do Facebook (89 milhões de usuários por mês, segundo a mesma rede social) e de outras plataformas, como o Twitter.
– Ainda assim, não esperávamos bater o recorde da Índia, um país de 1,2 bilhão de habitantes e mais do que o dobro de pessoas conectadas à internet que o Brasil -acrescentou Magrani.
Os candidatos que reuniram mais menções no Facebook durante a campanha brasileira foram precisamente os que passaram ao segundo turno: a presidente Dilma Rousseff, do PT, e Aécio Neves, do PSDB.
Continua depois da publicidade
Em terceiro lugar figura Marina Silva (PSB) e, mais atrás, Luciana Genro (PSOL), que também ficaram em terceiro e quarto lugar na votação, respectivamente.
– O Facebook sabe que política e eleições são temas que interessam muito ao seu público – comentou o funcionário, acrescentando que a rede social se transforma em uma segunda tela onde os usuários comentam em tempo real o que estão vendo na televisão.
Os debates eleitorais anteriores ao primeiro turno tiveram mais de 20 milhões de interações entre os brasileiros.
Segundo Magrani, o interesse pela política não ocorre apenas no Brasil: um relatório da empresa do fim do ano passado apontou que os temas mais comentados no planeta naquele ano foram o papa Francisco, eleições e o “bebê real”, o primogênito de Kate Middleton e do príncipe William.
Continua depois da publicidade
– No Facebook, temos uma equipe global que trabalha acompanhando as campanhas eleitorais no mundo – disse.
* AFP