Após três dias de missas preparatórias, a comunidade da igreja Nossa Senhora do Rosário recebe nesta terça-feira o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing. As celebrações começam às 13 horas e seguem ao longo da tarde e início da noite, em quatro momentos distintos que marcam o fim da primeira fase do processo.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias da região ::
O evento começa com a adoração ao Santíssimo Sacramento, que dura até as 14h30. A seguir, às 15 horas, ocorre a primeira Santa Missa. Após o ato, haverá uma pausa e, às 19 horas, o salão paroquial recebe o ato oficial de encerramento do processo de beatificação. Neste momento, toda a documentação reunida em dois anos de pesquisas será lacrada para ser enviada a Roma, onde a segunda etapa do processo tem sequência.
Continua depois da publicidade
Às 20 horas começa a segunda missa do dia, que deve ser finalizada em um momento de grande devoção. A celebração, uma ação de graças pelo encerramento do processo, contará, em seu fim, com uma procissão, que levará o relicário com os restos mortais do Padre Aloísio de volta para seu túmulo. O espaço foi reformado para receber a nova urna e o corpo foi exumado para garantir sua melhor preservação.
A expectativa dos membros da paróquia e do Instituto Padre Aloísio esperam um grande público ao longo do dia. Para receber os fieis, a Prefeitura de Jaraguá do Sul emprestou cadeiras e tendas, que foram instaladas na parte externa na igreja. Telões irão transmitir as celebrações para que todos possam acompanhar as palavras dos padres.
O evento de hoje foi antecedido por três dias de missas em todos os pontos que fizeram parte da trajetória do pároco: a própria Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, onde Aloísio atuou por 23 anos; o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, onde ele lecionou por quase dez anos; e o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, no bairro Rio Cerro, inaugurado pelo próprio padre e no qual ele foi mestre de noviços por 24 anos.