Um detento deixou a Penitenciária Industrial de Joinville na manhã desta terça-feira. Maicon Venancio Garcia Alves da Silva, 26 anos, cumpria pena desde agosto do ano passado por furto e roubo. Ele estava no regime semiaberto.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Polícia Militar, Maicon tinha autorização para realizar serviços de faxina e consertos gerais na parte em frente à unidade prisional, de onde saiu por volta das 9 horas desta terça.

A Polícia Militar chegou a fazer um cerco na área próxima à penitenciária com o auxílio do helicóptero Águia para encontrar o foragido, mas não o localizou.

No fim da tarde desta terça-feira, o diretor da penitenciária, Richard Harrison dos Santos, apontou que não houve falhas na segurança da unidade. Segundo o diretor, Maicon fazia parte do grupo de detentos do regime semiaberto que têm o direito de sair para trabalhar durante o dia. Assim, diz Richard, houve uma evasão e não uma fuga.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, conforme o diretor, o detento chegou a fazer serviços em uma subprefeitura. Por ser um direito previsto em lei para os presos do regime semiaberto, completa Richard, a penitenciária não tem como manter os detentos algemados ou acorrentados durante o trabalho.

Maicon, inclusive, ganharia a progressão para o regime aberto no próximo dia 20 de julho. Até hoje, diz o diretor, apenas três fugas convencionais foram registradas na unidade.

Fugas na Penitenciária

A última fuga registrada na unidade ocorreu em março deste ano, quando, conforme a Polícia Militar, o detento Luiz Alberto Krieck saiu correndo durante desatenção de funcionários da penitenciária.

Continua depois da publicidade

Em janeiro deste ano, o preso Alessandro Belmiro Emilio que cumpria pena no semiaberto também conseguiu deixar a Penitenciária Industrial de Joinville. A fuga aconteceu por volta de 8 horas, quando ele fazia trabalhos de manutenção nas proximidades da unidade.

Em junho de 2013,outros dois presos fugiram da Penitenciária pela porta da frente, dentro de caixas que eram utilizadas pelo transporte de carga de uma das empresas que têm linha de produção dentro da unidade.