Santa Catarina é reconhecida nacionalmente pelos seus atrativos turísticos diversificados. O turismo de sol e praia, o ecoturismo, o enogastronômico, entre outros, atraem públicos de diferentes idades e perfis. Responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado, o setor tem um grande potencial de crescimento e de dinamização da economia. Acreditamos que por meio dele é possível estimular a criação de novos postos de trabalho e aquecer os setores da indústria, comércio e serviços.

Continua depois da publicidade

Por isso, há alguns anos o turismo é um dos protagonistas das ações do Sebrae/SC. Entre diversos projetos executados paralelamente com parceiros público-privados, no último ano ganharam destaque os projetos destinos turísticos inteligentes, nas regiões turísticas Grande Florianópolis e Costa Verde & Mar, que buscam agregar ainda mais valor ao turismo catarinense fazendo uso de tecnologias e melhorando a experiência dos turistas nos destinos.

Um estudo recente realizado pela consultora britânica Deloitte e publicado no caderno Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria – Turismo, produzido pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC, apontou algumas das tendências mundiais dos novos consumidores de turismo. Ao serem questionados sobre quais recursos utilizavam para programar as suas viagens de lazer, 59% responderam que o meio preferido é a avaliação de comentários em websites e fóruns online, seguido pelo acesso ao website das operadoras de turismo, que foi lembrado por 39% dos entrevistados. O uso de revistas, jornais e artigos foi citado por 21% do público ouvido durante a pesquisa. Esses números mostram a necessidade das empresas desenvolverem estratégias comerciais aderentes a esse novo comportamento do consumidor, que faz cada vez mais uso da tecnologia.

Ao encontro dessa tendência, o conceito de destinos turísticos inteligentes preconiza as experiências turísticas, o uso de tecnologias, o empoderamento dos atores do setor e a sustentabilidade como fatores-chave no desenvolvimento turístico. Esse conceito vem sendo aplicado com sucesso em alguns países da Europa e está alinhado a esse novo turista conectado, que faz uso da internet antes, durante e após suas viagens, e tem mudado drasticamente o modelo de negócios das empresas.

Cerca de 95% das empresas catarinenses de turismo são de micro e pequeno porte. Por isso, o Sebrae/SC aposta nesse setor como um forte aliado no fortalecimento dos pequenos negócios catarinenses, e acredita que aproximar o turismo e a tecnologia é fundamental para consolidar Santa Catarina como um destino turístico inovador, competitivo e sustentável, fortalecendo assim toda a cadeia de valor associada ao setor.

Continua depois da publicidade

Mais Giro Financeiro:

Alie-se à tecnologia

A inflação de cada um

A importância da gestão de pessoas