O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, se apresentou depois das 11h de sábado no prédio sede da Polícia Federal, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Por volta das 15h, ele foi levado para a Superintendência da PF, local onde ficarão reunidos temporariamente os condenados que tiveram prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando Joaquim Barbosa, presidente do STF, decretou as 12 prisões, na tarde de sexta-feira, Delúbio estava em Goiás. A informação de um advogado é de que ele viajaria de carro até Brasília. Com a chegada de Delúbio, só falta a localização do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. No final da manhã, foi divulgada a informação de Pizzolato está foragido na Itália em busca de um novo julgamento.

Pizzolato tem dupla cidadania. Na sexta-feira, agentes da PF o procuraram em casa, em Copacabana, no Rio, mas ele não estava no prédio. Pizzolato é considerado foragido.

Estava sendo aguardada para a tarde sábado a chegada de presos que se entregaram à PF em São Paulo e em Minas Gerais. O avião da Polícia Federal que fará o transporte saiu de Brasília pouco antes do meio-dia. Inicialmente, estava previsto pelas autoridades que o ex-ministro José Dirceu e os demais réus que se entregaram ainda na sexta-feira fossem conduzidos de seus Estados para Brasília no domingo.

Continua depois da publicidade

Os presos com pena em regime inicialmente fechado devem ser enviados para o presídio da Papuda, como Marcos Valério. Os que começarão a cumprir a pena em regime semiaberto, como Dirceu, o deputado José Genoino e Delúbio, deverão seguir para o Centro de Progressão Penitenciária, situado a cerca de 15 minutos do centro de Brasília.

Quem ficará no semiaberto ainda depende de autorização judicial para garantir a rotina de sair do estabelecimento prisional durante o dia para trabalhar e só retornar à noite, para dormir. Antes disso, tem de ocorrer o retorno deles a seus Estados.

Saiba mais:

> Dirceu, Genoino, Valério e mais sete se entregam à Polícia Federal

> STF manda prender 12 réus condenados pelo mensalão

> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão

> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento

Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada

Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: